quarta-feira, 4 de março de 2009

José Leite De Vasconcelos e as Mâmoas de Albergaria-a-Velha (1911)

Um dólmen consta duma parte arquitectónica (câmara e corredor) e dum aterro (tumulus), que em algumas regiões nossas tem o nome de mâmoa. Deve entender-se que este nome é antigo, e que se conservou na tradição, em geral sem sentido, e só como designação locativa.

Junto de Albergaria-a-Velha há dois sítios chamados respectivamente Mamoa das Arrotas e Mamoas do Taco.

0 meu ilustrado amigo o Sr. Patrício Teodoro Álvares Ferreira, notando com razão que tais nomes deviam designar monumentos pré-históricos, verificou que em verdade havia nos sítios uns montículos de terra muito antigos, e convidou-me para lá ir vê-los, o que fiz em começos do Setembro de 1911. Para aqui transcrevo do meu canhenho arqueológico a descrição sumária do que em companhia dele observei.

I. Mamoas das Arrotas

Fica dentro de um pinhal, ao sul e na freguesia de Albergaria, da qual dista cerca de 1 quilômetro,-à direita da estrada de macadame que vai do Porto a Lisboa, nas proximidades da povoação de Açores. É pouco elevada, mas de grande diâmetro. No centro há uma excavação pouco profunda, que corresponde ao lugar em que outrora esteve a câmara. Nenhuma pedra resta.

II. Mamoas do Taco

São em número de três. Ficam na freguesia e ao sul de Albergaria, distantes das últimas casas da vila cerca de 1 quilómetro.

A 1ª é pouco alta, mas de grande diâmetro. Nenhuma pedra.- Muitas louras de coelhos.

A 2ª dista uns decâmetros desta para Norte. Nas mesmas circunstâncias da anterior.
Á mesma distância, plus minús, fica a 3ª, que é como as outras. A circunferència dela orça por uns 110 metros; a altura por uns 3 metros.

Todas estão dentro de um pinhal, que o povo chama «das mâmoas». O sítio é nu de pedras; só por aí se vêem alguns seixos e xisto.

Os esteios dos dólmens ou desapareceram, ou jazem enterrados muito fundo. (...)

Apesar da modéstia da presente noticia, ela constitui o mais antigo capítulo da história de Albergaria-a-Velha.

Fonte: José Leite De Vasconcelos (adaptado de Novos-arruamentos)

Nota: Mamoa: do latim mammula, diminuitivo de mamma; por ter sido comparado o atêrro a uma mama.

2 comentários:

Blogger disse...

Em "O Arqueólogo Português"

"No concelho da Figueira todos os dolmens são cobertos de um montículo de terra, e chamam-se na linguagem popular mamoinhas,
palavra deminutiva de mamôa ou mâmoa, que são também designa-
ções populares, usadas no Minho e em Albergaria-a- Velha."


http://www.archive.org/stream/archelogoport01muse/archelogoport01muse_djvu.txt

ramos disse...

A Revista PATRIMÓNIOS n.º 9 inclui o artigo "JOSÉ LEITE DE VASCONCELOS E PATRÍCIO THEODORO ÁLVARES FERREIRA - Correspondência (1899-1931)" da autoria de Delfim Bismarck Ferreira que é o director da revista.