segunda-feira, 27 de abril de 2009

Recordar as Invasões Francesas

Na madrugada de 10 de Maio de 1809, grupos de soldados portugueses e ingleses transpõem o Vouga e avançam para um confronto com as tropas francesas estacionadas entre Albergaria-a-Velha e Albergaria-a-Nova.


Mas, nem tudo corre de acordo com os planos …

Este acontecimento histórico foi o culminar de 40 dias de ocupação francesa na região. No ano em que se comemora o Bicentenário das Invasões Francesas, a Câmara Municipal vai assinalar a data com um programa especial.

De manhã, pelas 11h15, terá lugar uma Eucaristia em homenagem às vítimas do Concelho, na Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha.

À tarde, pelas 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Município, será apresentado o livro “O Combate de Albergaria – A Região de Albergaria-a-Velha e Estarreja durante a Invasão Francesa de 1809” de Delfim Bismarck Ferreira e Rafael Marques Vigário.

Esta nova edição municipal apresenta a indispensável recolha das vítimas dos franceses, dos seus abusos e violências, para além de pormenores sobre a resistência; além da descrição possível da acção militar conhecida como o “Combate de Albergaria”.

Finalmente, pelas 19h00, realizar-se-á uma romagem até à rotunda de acesso a Valmaior (junto ao IC2), onde será inaugurado um Memorial às Vítimas das Invasões Francesas.

Fonte: CMAV

2 comentários:

Blogger disse...

É uma obra editada pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, com cerca de 200 páginas, onde, entre outros assuntos, consta uma listagem integral dos elementos que integraram o Batalhão Académico.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=226943

Blogger disse...

Blogue do advogado José Maria Martins

Terça-feira, Novembro 17, 2009
A quem serve uma Justiça desacreditada e sem força para combater os que têm Poder? - Para onde caminha Portugal?A lição das Milicias e das Ordenanças

Estava aqui a acabar de ler um livro muito interessante: "O Combate de Albergaria", da autoria de Delfim Biusmarck Ferreira e Rafael Marques Vigário, editado pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, neste ano de 2009.

O livro versa a Segunda Invasão Francesa a Portugal, em 1809 , e os combates na Região de Aveiro/Mealhada/Ovar/Albergaria-a-Velha/Estarreja.

O livro dá-nos uma visão de como o Povo Português, organizado em Ordenanças e Milicias, enquadrado por oficiais portugueses e ingleses, combateu os invasores franceses e os derrotou.

E indica-nos, por freguesia, os nomes dos mortos no Povo Português, pelas balas e barbárie dos sanguinários franceses, através dos registos paroquiais.

De entre os portugueses em armas, no combate ao invasor, há a salientar o chamado "Corpo Académico" , composto pelos estudantes e lentes (Professores) da Universidade de Coimbra, que pegaram em armas, e resistiram , ajudando a derrotar as tropas francesas. Mais de 54 mil franceses!

(...)

http://josemariamartins.blogspot.com/2009/11/quem-serve-uma-justica-desacreditada-e.html