No dia 21 de Maio de 2009 foi assinado o protocolo de cedência de um importante documento histórico ao Arquivo Municipal.
João Agostinho Pereira, Presidente da Câmara Municipal, recebeu das mãos de Joaquim de Jesus Almeida, descendente de moleiros e um apaixonado pela Molinologia, um esquema detalhado das azenhas da Ribeira de Fontão, presumivelmente, do início do século XX. Neste documento, fica-se com a percepção da localização dos engenhos, suas características, havendo também a indicação dos respectivos moleiros e proprietários.
De acordo com o protocolo assinado, o “Esquema de Azenhas da Ribeira de Fontão” é cedido ao Arquivo Municipal durante 10 anos, automaticamente renováveis por períodos de igual duração. Durante este tempo, o documento será alvo de um processo de tratamento e preservação, podendo o Arquivo proceder à sua difusão pelos meios que considerar pertinentes.
Com a assinatura deste protocolo, o acervo documental do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha fica mais rico e dá-se mais um passo na preservação da nossa memória colectiva.
Fonte: CMAV
Sem comentários:
Enviar um comentário