segunda-feira, 29 de junho de 2009

António Henriques Ferreira (18-- - 1883)

Natural de Albergaria-a-Velha, foi, muito novo ainda, perseguido por pertencer a uma Família de Liberais, pois era irmão do Dr. José e de João Henriques Ferreira. O primeiro esteve exilado e foi depois deputado com a vitória do Liberalismo, enquanto o segundo foi enforcado como conspirador contra o absolutismo de D. Miguel.

António Henriques Ferreira foi o primeiro Administrador do novel concelho de Albergaria-a-Velha (1835) e voltou a sê-lo quando da sua reconstituição, após a derrota de Costa Cabral, pela extinção do de Paus (1846).

Foi nomeado em 1853 o 1º Director do Correio de Albergaria, cargo que desempenhou até 1881. Doou o terreno para a construção do cemitério, em 1871, cuja falta era preocupação antiga.

Durante a vida reuniu elementos para a história de Albergaria desde as Invasões Francesas até 1881, que se conservam num caderno manuscrito de notas históricas sobre Albergaria-a-Velha e que são elemento fundamental para o conhecimento do século XIX no Concelho.

Foi proprietário e principal modelador da Fábrica de Olaria da Biscaia, em Assilhó, onde modelou alguns excelentes bustos, entre 1844 e 1847, com destaque para o do Rei D. Pedro IV.

Faleceu em 1883, na sua casa da Travessa, hoje Rua José Henriques, não tendo deixado descendentes directos.

Fonte: António Homem de Albuquerque Pinho, “Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha”

1 comentário:

Anónimo disse...

Veja a biografia de António Augusto Henriques Ferreira, em FERREIRA, Delfim Bismarck, "Casa e Caopela de Santo António em Albergaria-a-Velha - Genealogia, História e Arte", Porto, Universidade Moderna do Porto, 1999.