quarta-feira, 24 de junho de 2009
Lançamento do Livro "Telhadela - Perspectiva Histórica e Etnográfica"
Dia 11 de Julho pelas 21:30, é a data e hora marcada para a apresentação do livro, “Telhadela – Perspectiva Histórica e Etnográfica”, uma obra dos autores, Nuno Jesus, Emília Campos e Vera Marques.
Este trabalho conta com o prefácio do ilustre historiador, Dr. Delfim Bismarck Ferreira.
Será um dos maiores acontecimentos culturais realizados até à data na freguesia da Ribeira de Fráguas, visto ser a primeira vez que é publicado um livro na freguesia, no caso específico, sobre uma das suas aldeias.
Telhadela é o maior aglomerado populacional do concelho de Albergaria-a-Velha, que não é sede de freguesia. Tem uma riqueza de cunho histórico e etnográfico, que até ao presente ninguém se tinha aventurado a registar.
Atendendo a este facto, ao rigor e seriedade em que este estudo assenta, a direcção do Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela decidiu promover a edição deste trabalho.
O livro remete o leitor para o período da cultura castreja, a partir da qual tem início uma viagem pelo tempo, que passa pela Idade Média, época à qual remonta o primeiro documento a mencionar o lugar de Telhadela, documento este, datado do ano 1100.
Após esta data são abordados temas como: Ilustres Telhadelenses, Emigração para o Brasil, Património Edificado, Fotos Antigas, a Companhia da Mina de Telhadela e muito mais.
Subtilmente o leitor é convidado a entrar na vertente etnográfica, onde são abordados temas específicos como, moinhos, lagar do azeite, ciclos do linho, milho, pão e vinho entre outros, dos quais destacamos o complexo sistema de partilha de água de rega, que outrora existiu em Telhadela.
Os autores e o Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela, desde já convidam a população em geral, para assistir a este momento histórico. A entrada é livre.
Fonte: internet
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Uma excelente iniciativa.
Que ninguem falte a este momento.
Cumpriemntos aos autores e demais envolvidos.
É uma excelente iniciativa por parte das pessoas envolventes. É um dia muito importante para a freguesia e que devia ser apoiada ao máximo por parte de toda a população.
Meus Parabéns a todos.
Boa Sorte.
Foi lindo eu adorei.
Quem critica que faça melhor.
Toda a população esta de parábens pois apoiaram a iniciativa.
LINDO!!!!!!
XAU.
CONTINUEM A TRABALHAR.
Pormenor do primeiro documento que menciona Ribeira de Fráguas como freguesia, inicio do século XVI
http://telhadela.blogs.sapo.pt/6293.html
(livro sobre Ribeira de fráguas)
Enviar um comentário