quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Grupo Desportivo Beira Vouga

Fundado em 1 de Dezembro de 1969, em Frossos, o Grupo Desportivo Beira Vouga tem como principal modalidade a prática de futebol amador, encontrando-se como tal inscrito na Associação de Futebol de Aveiro.

No entanto, ao longo destes anos de existência implementou e incentivou a prática de outras actividades desportivas e culturais, designadamente Torneios de Malha, Torneios de Futebol Sete e esporadicamente, ciclismo e atletismo, confraternizações com sócios e simpatizantes e as comemorações anuais de aniversário do Clube.

Ainda antes de se pensar em constituir um Clube Desportivo, os embates desportivos desenrolavam-se numa saibreira situada na Rua das Poças.

Foi o crescente interesse da população Frossense e de localidades vizinhas, que por norma, ali se reuniam com o intuito de assistir aos animados confrontos desportivos que levou alguns dos populares a efectuarem diligências por forma a se oficializar e criar um Clube que dignificasse a sua Terra – Frossos.

Desses populares destacam-se alguns nomes, nomeadamente o Sr. Amândio, o Sr. Reis e o Sr. Cláudio, sendo este último o criador e desenhador do emblema do Clube.

Para que a obra ficasse mais completa faltava um Parque de Jogos digno desse nome.

Objectivo alcançado através da junção de três faixas de terreno, duas das quais cedidas pelos Srs. Serafim e José Oliveira Santos. A união destas três faixas viria a dar origem ao Parque de Jogos José Oliveira Santos.

“Um grupo de apaixonados pelo futebol começou a jogar bola num pinhal e o falecido José Oliveira Santos teve conhecimento e comprou um terreno para fazer o campo. Se não fosse o José Oliveira Santos não teríamos o campo em Frossos”.

Actualmente, o clube conta com mais de 450 sócios, sendo presidido por Sandra Isabel Almeida.

Fontes: blog oficial / zerozero / Jornal Beira Vouga

2 comentários:

rodrigo disse...

No blog do GDBV tem imagens mais interessantes - historial.

Na página tem o contacto da Junta de Frossos. Sugeria um contacto para saberem (caso não saibam) o nome da Quinta que está para venda. O titulo do post também poderia ser melhorado com o nome do edificio.

rodrigo disse...

Tem pouca coisa sobre Frossos porque não falar sobre o Licor de Frossos já patenteado (http://www.marcasepatentes.pt/files/collections/pt_PT/49/55/58/86/2007-06-26.pdf), sobre a ligação à ordem de Malta ou da Carta de Foral da Vila de Frossos (o foral mais antigo do concelho)