quarta-feira, 21 de outubro de 2009

João Gomes, professor (1888-1956)

Natural de São Paulo de Frades, distrito de Coimbra, foi colocado em Albergaria na Escola Primária Masculina, após ter concluído o Curso do Magistério em Coimbra.

Na nossa terra se fixou para sempre ao casar-se, em 1914 com a professora da Escola Primária Feminina, D. Joana Octávia Fernandes Leal, senhora da sociedade albergariense (filha do pintor, fotografo e retratista Cristiano Vicente Leal e da professora primária Guilhermina Augusta Fernandes de Almeida Leal).

Do casamento nasceram três filhas: Maria do Céu Leal Gomes (1914-1914), Maria Idília Leal Gomes Vieira (1916-1980 aprox.) e Marília Orlanda Leal Gomes e Silva (1918-1990), todas naturais de Albergaria-a-Velha.

Ensinou durante quatro décadas, com rispidez e proveito, milhares de rapazes da nossa terra. Para além da sua vida profissional foi figura prestimosa, pois, durante anos, comandou os Bombeiros e mais tarde veio a pertencer à sua comissão reorganizadora. Foi presidente, durante anos difíceis, do Sporting Clube de Albergaria.

Por diversas vezes vereador da Câmara Municipal, foi proficiente vice-presidente quando da activa presidência de Américo Martins Pereira, a quem substituiu, após a sua morte, embora durante um curto período, como Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha.

Após a passagem à reforma, foi residir com sua filha Maria Idília, no Porto, o mesmo acontecendo com sua mulher. João Gomes faleceu no Porto em 1956 e Joana Octávia faleceu na mesma cidade em 1959 (aprox.).

As filhas Maria Idília e Marília Orlanda, professoras do ensino primário, residiram, a primeira no Porto desde o seu casamento até à sua morte e a segunda exerceu a docência em Albergaria-a-Velha, Évora e Porto, cidade onde faleceu.

Maria Idília não teve descendência e Marília Orlanda teve, do seu casamento com Paio Silva, uma filha, Iracema Gomes da Silva Santos Clara (1941/…), professora do ensino secundário na situação de reformada e residente no Porto.

Fontes: "Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha", António Homem de Albuquerque Pinho / Iracema Gomes da Silva Santos Clara (neta)

3 comentários:

dino disse...

Há alguma coisa errada. Ou querem referir-se à Escola Conde Ferreira ou à escola da antiga Rua de Cima (Pinheiro).

paulo disse...

Desloquei-me há bocado à Junta de Freguesia e enquanto esperei cá fora reparei que numa das janelas da Junta se pode ver um quadro emolduranto com 4 fotografias antigas. Caso não tenham essas fotografias sugeria que contactassem a junta.

Delfim disse...

Ver biografia mais completa e fotografias em: FERREIRA, Delfim Bismarck, VIGÁRIO, Rafael Marques, "Albergaria-a-Velha 1910 - da Monarquia à República", 2010, pp. 420-421.