sexta-feira, 30 de outubro de 2009

"Memórias de Albergaria"

O Jornal de Albergaria tem vindo a publicar nos últimos meses uma série de fotos antigas, recolhidas pelo albergariense Duarte Machado, que assim ganham uma nova vida, contribuindo para preservar as "Memórias de Albergaria":


Trata-se da família Vidal. Só falta o filho mais velho, José, que já tinha morrido. A fotografia foi tirada num páteo no interior do Torreão, Praça Dª Teresa.

Da esquerda para a direita: 1º plano - Manuel Vidal, João Olímpio (o patriarca), Umbelina e Joaquim; 2º plano - Eugénio, Margarida, Alberto (morreu em criança), Celeste e João.

Fonte: Duarte Machado, Jornal de Albergaria (agradecimento: Carlos Manuel Vidal e América Vidal)


(Nota: As fotografias são apresentadas em qualidade e dimensão superiores às de um blog, pelo que recomendamos sempre a aquisição do Jornal)


Apelo

Partilhamos esse mesmo desejo de preservar a memória colectiva do concelho de Albergaria-a-Velha, pelo que caso sejam possuidores de imagens antigas, agradeciamos o envio de uma cópia, com uma breve descrição, para o nosso endereço de e-mail de modo a enriquecer o blog "Imagens de Albergaria".

5 comentários:

Armando Ferreira disse...

Parabéns pelo blog e pelo material disponibilizado. Não sei se já será o caso, mas acho importante que este espólio fotográfico pudesse estar salvaguardado para o futuro e disponível para consulta pública no Arquivo Municipal. Se não os originais, o que seria o ideal, pelo menos cópias de boa qualidade.
Cumprimentos.

JT disse...

O Arquivo Municipal poderia funcionar como um "embrião" de um futuro museu, contudo não sei se haverá interesse, disponibilidade e mesmo qualificação para tal objectivo.

JT2 disse...

Interesse = vontade política

Disponibilidade de recursos (materiais, financeiros e humanos)

Qualificação: alguns dos colaboradores do arquivo são muito jovens e inexperientes

lito disse...

1- O post tem data de 30 de Outubro mas tem comentários com datas anteriores!
2-a maior parte dos meses tem 13 "posts" é por alguma superstição?

Blogger disse...

1. Por uma questão de "disciplina interna" optámos por colocar 3 "posts" por semana (2ª feira, 4ª feira e 6ª feira), tendo jogado por antecipação esta semana ao colocar os 3 posts na passada 6ª feira.

2. Não é superstição, apenas coincidência. Pois se reparar a quase generalidade destes últimos meses tem tido 13 dias que coincidem com 2ªs, 4ªs ou 6ªs feiras