quarta-feira, 25 de novembro de 2009

José Arnaldo da Quina Domingues Ferreira, médico (1910-1991)

O Dr. Quina nasceu a 20 de Junho de 1910, na freguesia da Glória, em Aveiro, filho do antigo Deputado e Governador Civil de Aveiro, Coronel Gaspar Inácio Ferreira – natural de Albergaria-a-Nova - e de D. Virgínia da Quina Domingues.

Fez curso liceal, com todo o brilhantismo, no liceu José Estevão, em Aveiro. Depois matriculou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde terminou a sua licenciatura aos vinte e três anos, com alta classificação. Casou com D. Maria Eulália de Lima Freire Mourisca, de cujo casamento não houve filhos.

Após a licenciatura, o Dr. Quina fixou-se em Albergaria-a-Velha onde instalou consultório e sempre exerceu sua profissão. Também teve consultório em Angeja, Branca e Albergaria-a-Nova. Além disso foi director do Hospital da Misericórdia, Subdelegado de saúde deste concelho e perito médico-forense na nossa comarca.

Foi um médico muito distinto e sabedor, mas foi sobretudo um dedicado amigo dos mais carenciados, pois sempre estava ao seu dispor, pelo que se tornou uma figura muito popular. Estimado e respeitado em toda a região, foi-o particularmente nos lugares do Sobreiro, onde passou a viver após o seu casamento, e em S. Marcos que lhe fica adjacente.

Faleceu no dia 17 de Dezembro de 1991, na sua residência, na Quinta da Senhora do Amparo, no lugar do Sobreiro.


Homenagem

Em homenagem ao Dr. Quina Ferreira foi colocado, em frente à sua residência [na confluência da estrada de S. Marcos com a extensa rua principal do Sobreiro] um busto com a seguinte inscrição: "Homenagem ao Dr. Quina Ferreira - o Povo do Sobreiro e S. Marcos. 20/06/79".

Pela carreira profissional que teve a todos os títulos brilhante e pelo homem que foi, bem mereceu essas homenagens e, certamente ficou na história das personalidades desta localidade

Pela Câmara Municipal foi atribuído ao local o nome de Largo Dr. Quina Ferreira, associando assim a vila à homenagem que o prestante e dedicado médico mereceu ainda em vida; e, mais tarde, a Câmara municipal atribuiu, a título póstumo, a "Medalha de Mérito Municipal - Ouro".

Fontes: Alice Tavares / "Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha", António Homem de Albuquerque Pinho (adaptado) / Foto disponibilizada por Rogério Policarpo no facebook

Sem comentários: