segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Eugénio Ribeiro (1879-1960)

Eugénio Ribeiro e Silva nasceu em Albergaria-a-Velha, em 1879, pertencendo à família da célebre “Loje Nova”, onde durante dezenas de anos se fabricaram os melhores doces da região.

Foi o primeiro poeta do nosso concelho a publicar livros de poesia, tendo sido editado, pelos conhecidos editores do começo do século XX, França & Arménio, de Coimbra, dois volumes de poesia que despertaram interesse, não só local, mas na imprensa: "Clarões da Serra " e "Toadas".

Colaborou nos jornais de Albergaria, desde o princípio do século, com poemas líricos, panfletários e gazetilhas, que foram não só largamente apreciados, como alguns recitados em festas e teatros onde entrava, interpretando figuras dramáticas com frequência, e é autor do "Hino de Albergaria".

Foi, de 1911 a 1914 e depois em 1921/22, durante a ausência de Albérico Ribeiro, director do “Jornal de Albergaria”, do qual fora um dos fundadores, sendo intransigente defensor dos interesses do concelho.

Desempenhou o cargo público de Tesoureiro de Finanças e Albergaria e noutras vilas, tendo regressado à sua terra, depois de aposentado, em 1945.

Faleceu em Dezembro de 1960, com 81 anos.

Fonte: "Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha", António Homem de Albuquerque Pinho (adaptado)

Sem comentários: