quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Memórias do Palhal em livro: "Cacos da Memória" (2008)

João Antônio Rodrigues Ventura nasceu no Rio de Janeiro em 12 de Setembro de 1946, tendo passado a sua infância em Minas do Palhal, concelho de Albergaria-a-Velha, onde a família (oriunda da freguesia de Ribeira de Fráguas) se tentou radicar.

Retornou ao Brasil em 1957, mas não se esqueceu da sua aldeia, tendo publicado, em 2008 (meio século depois), em edição de autor, o livro "Cacos da Memória", sua primeira experiência literária.

Minas do Palhal

"A minha aldeia é e sempre será Minas do Palhal (acho que agora só Palhal), com seus moinhos e açudes, a levada e a Central Eléctrica, a ponte sobre o Caima, o seu casario rústico, as ovelhas, os carros-de-boi e as camionetes levando madeira ao Carvalhal, com a fábrica funcionando, apesar de ter sido desactivada, os pinheiros e eucaliptos, carvalhos e sobreiros, e as mimosas amarelando na primavera.

Com tudo que há e havia. E o Caima será sempre o rio que passa pela minha aldeia, como dizia o Fernando Pessoa."

Família

"Meu pai, Benjamin Ventura, era de Ribeira de Fráguas, de um lugar chamado Casaldelo; minha mãe, Ana Rodrigues, do Palhal, da banda que pertence à mesma freguesia, já que o Caima divide a aldeia em duas partes.

Vivi com a família, por aproximadamente dez anos, na outra banda, margem direita do Caima, que pertence à freguesia da Branca, onde fiz a minha 1ª comunhão."

"Cacos da Memória"

"O livro 'Cacos da Memória' trata desse período, que lá vivi. Foi uma infância boa, apesar das dificuldades, mas não tínhamos consciência disso: parece que o ser humano nunca está satisfeito.

Papai sonhava em radicar-se definitivamente em Portugal; é desse sonho que falo no livro, embora resumidamente, com foco principal na minha infância: as histórias, as brincadeiras, o desempenho escolar, os eventos da aldeia, a vizinhança e histórias de outros moradores, enfim, como deixei registrado na página de rosto do livro - ASPECTOS BIOGRÁFICOS, SOCIAIS, ECONÓMICOS E CULTURAIS NUMA ALDEIA PORTUGUESA."

Fontes: João Antônio Rodrigues Ventura / Novos Arruamentos

Mais informações: Etiqueta "Cacos da Memória" (in Blog "Vô Tonico")

1 comentário:

jd disse...

https://www.facebook.com/CacosdaMemoria

http://minasdemim.blogspot.pt/2013/05/cacos-da-memoria-de-joao-antonio.html