terça-feira, 6 de abril de 2010

Padre Manuel Oliveira Marques da Silva

Nascido em 28 de Setembro de 1953 em Valmaior, filho de José Marques da Silva e Maria Augusta Oliveira. Aqui fez os estudos primários ate à 4ª classe.

Ainda jovem, trabalhou por 2 anos servindo às mesas no Café Napoleão, em Albergaria-a-Velha, emigrando em 1968 para o Brasil, onde começou a trabalhar com familiares.

Brasil

No Brasil, participou, durante os anos da juventude, em vários grupos de voluntariado de apoio às crianças abandonas, o que provocou uma mudança de rota da própria vida e sente o chamado de Deus a se dedicar a esta causa como Padre.

Em 22 de Fevereiro de 1975, aos 21 anos, entrou para o Seminário da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, na cidade de Porto Alegre, Congregação tem como objectivo especifico de trabalhar com crianças pobres e abandonadas.

Itália

Em 1980, foi enviado para Verona, Itália, para continuar os estudos teológicos, sendo ordenado sacerdote em 15 de Agosto de 1984, na Igreja Paroquial de Valmaior, pelo actual Bispo de Aveiro.

Regressou a Itália, para continuar os estudos de especialização em Teologia Espiritual, na Pontifícia Universidade Teresianum.

Terminado os estudos foi para Verona, como responsável da casa de formação da Congregação, onde se manteve por cerca de doze anos.


Racaciuni (Roménia)

Em 1997, foi enviado para a Roménia, a fim de se estabelecer na região Moldava, em Racaciuni, distrito de Bacau uma das mais pobres do país, abrindo uma nova obra da Congregação neste pais do leste.

No ano seguinte, deu início à primeira casa de acolhimento, a qual foi ampliada e modernizada, em 2002, por iniciativa deste sacerdote, contribuindo para ajudar famílias romenas mais carenciadas na promoção e educação das crianças e dos jovens.

A obra foi concluída em Outubro de 2004, tendo sido inaugurada com a presença de varias autoridades civis e religiosas Romenas, e com a presença de alguns representantes da Embaixada de Portugal na Roménia.

Nesta data foi agraciado pelo Presidente da Republica Portuguesa Dr. Jorge Sampaio com a Medalha Grau de Oficial da Ordem de Mérito, entregue nesta ocasião pelo Embaixador de Portugal na Roménia, Dr. Zózimo da Silva.

Roman (Roménia)

No ano 2007 deu inicio a uma nova casa na cidade de Roman a nordeste da Romenia, a 70 Km da primeira casa, a qual foi inaugurada em Outubro 2008, na presença de autoridades Romenas e de uma delegação da Embaixada de Portugal na Roménia encabeçada pelo Sr. Embaixador.

Fontes: Delfim Bismarck Ferreira (em “Valmaior ao longo dos séculos”) (adaptado, incluíndo subtítulos) / Padre Manuel Oliveira

1 comentário:

pp disse...

"Grande enciclopédia portuguesa e brasileira" v.19-1960, pg.401-Médico e publicista, de seu nome completo J. Bello de O. e S., n. em Vale Maior
(Albergaria-a- Velha) a 28-V1-1904. Obteve a licenciatura em Medicina, em 1927, e em direito em 1930 (...)