quinta-feira, 15 de abril de 2010

Unimadeiras: 35 anos ao serviço da floresta e dos produtores florestais

35 anos de actividade

A Unimadeiras, com sede em Albergaria-a-Velha, foi constituída em 1974, por um conjunto de 39 empresários florestais, distribuídos pelos concelhos de Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Oliveira de Azeméis e Águeda.

Na altura, o espírito de associativismo uniu este grupo de empresários para, em conjunto, fundarem a maior empresa fornecedora de madeira em Portugal.

A importância da Unimadeiras

Com o gradual fortalecimento da fileira florestal Portuguesa, a Unimadeiras passou a ter um importante contributo na respostas às mais diversas imposições que iam sendo apresentadas, nomeadamente no que concerne às necessidades estratégicas dos seus clientes e fornecedores.

Assim, a Unimadeiras deixou de ser uma "mera intermediária" na colocação da matéria-prima, atingindo um patamar dianteiro no panorama nacional, sendo um dos principais vectores da sua estratégia a organização da ExpoFlorestal.

Neste momento, os mais de 600 Accionistas dispersam-se um pouco por todo o país, e geram, directa e indirectamente, mais de 2.000 postos de trabalho, contribuindo para cerca de 20% da quota de mercado, relativamente ao fornecimento de madeira para a indústria de celulose.

Aposta na Qualidade

A Qualidade dos seus serviços está afirmada nas certificações pela ISO 9001/2008 e, mais recentemente, na certificação da Gestão Florestal pelo FSC, onde o Grupo formalmente constituído foi desde o inicio integralmente apoiado pela Unimadeiras, beneficiando de apoio técnico e administrativo especialmente pensado para o efeito.

Ainda em 2008, foi premiada com o estatuto de Empresa PME Líder, pelo IAPMEI, no âmbito do programa FINCRESCE.

Fonte: ANEFA (adaptado)

Comendador Augusto Martins Loureiro

Nascido no Lugar de Senhorinha, em Sever do Vouga, cedo começou a acompanhar os familiares nos trabalhos florestais e agrícolas. Aos 19 anos, e já com uma larga experiência, tornou-se um Empresário de sucesso com a venda de rolaria para Celulose e para a Companhia de Caminhos de Ferro Portugueses e, aos 24 anos, abriu uma serração mecânica de madeiras na Cruz do Peso, Sever do Vouga.

A sua obra ao longo da vida foi reconhecida e ficará eternizada nos mais diversos agraciamentos que obteve:

- A Medalha de Honra da Agricultura, conferida por Sua Exª o Ministro da Agricultura;
- O grau de Comendador da Ordem de Mérito da Agricultura, conferido por Sua Exª, o Presidente da Republica;
- A Medalha de Ouro de Mérito Municipal, conferida pelo Município de Albergaria-a-Velha;
- A Medalha de Ouro de Mérito Municipal, conferida pelo Município de Sever do Vouga.

Fonte/Mais informações: Unimadeiras (adaptado)

Sem comentários: