quinta-feira, 20 de maio de 2010

Correios e telégrafos (século XIX)


Serviços de correio

Os primeiros serviços surgiram em 1830, tendo sido nomeado um correio-assistente que distribuía e recebia para expedir a correspondência em sua casa.

Em 1834, havia já um abridor, que recebia, carimbava e distribuía as cartas na sua loja, situada em frente ao Hospital.

No ano seguinte, tomou conta da casa e da avença do correio António A. Henriques Ferreira, o qual em 1853, com a entrada em circulação dos primeiros selos postais, com a efígie da Rainha D. Maria II, foi nomeado Director do Correio.

"Modus operandi"

Até esta data as cartas daqui saídas levavam a indicação da origem num carimbo "ALBERG. V. " e a quantia manuscrita do porte. Depois, os selos tinham aposto um carimbo de vinte barras juntas, com o nº79. Com a segunda Reforma Postal, de 1870, a Albergaria foi atribuído o nº80.

Em 1880, foi aqui criada a estação telégrafo-postal e o carimbo passou a ser redondo, com dois círculos concêntricos e , entre eles, em cima, a designação CORRºETELº [Correios e Telégrafos], e, em baixo, o nome da nossa terra apenas designada por ALBERGARIA. E manteve-se assim até meados do século XX.

Meios de transporte da correspondência

A correspondência era inicialmente transportada no dorso de muares [mulas e burros], com os inconvenientes que se podem imaginar.

Em meados dos anos cinquenta do século XIX começou a usar-se o serviço de mala posta.

Em 1864, a ligação ferroviária de Lisboa a Gaia deu rapidez e comodidade aos transportes. A correspondência saída ou chegada a Albergaria-a-Velha, passou a usar a estação de Estarreja.

Assim foi possível receber cartas e jornais de Lisboa, Coimbra e Porto a Albergaria em vinte e quatro horas bem como a expedição de cartas e jornais também de lá, o que representava uma notável melhoria.

A correspondência para o interior continuou a utilizar a diligência (Companhia de Omnibus) e os carreteiros e recoveiros.

Fonte: Dr. António Homem de Albuquerque Pinho (em Albergariacriativa) (adaptado, n/ intertítulos)

Imagem: Sobrescrito circulado de Albergaria-a-Velha (27.06.1895) para Vale Maior

Mais informações (selos): Novos Arruamentos

1 comentário:

Anónimo disse...

Em 1880, foi aqui criada a estação telégrafo-postal e o carimbo passou a ser redondo, com dois círculos concêntricos e , entre eles, em cima, a designação CORRºETELº, e, em baixo, o nome da nossa terra apenas designada por ALBERGARIA. E assim se manteve até ao final do primeiro quartel do séc. XX.

A correspondência era inicialmente transportada no dorso de pachorrentos muares, com todos os inconvenientes que se imaginam facilmente.

Em meados dos anos cinquenta do séc. XIX começou a usar-se o serviço da mala-posta que levava cerca de dia e meio de Lisboa ao Porto. Em 1864, a ligação ferroviária de Lisboa a Gaia veio dar bastante rapidez e comodidade aos transportes. O correio de e para Albergaria passou a usar a estação de Estarreja, a cerca de três léguas que eram percorridas pelos condutores do correio, geralmente a cavalo. Assim principiou a ser possível cartas e jornais de e para Lisboa, Coimbra r Porto em 24 horas que representava notável melhoria.

A correspondência para o interior continuou a utilizar a diligência (Companhia de Omnibus) e os carreteiros e recoveiros.

Albuqueque Pinho - 8 séculos - do passado ao futuro pags. 25 e 26