terça-feira, 18 de maio de 2010

Domingos Bismarck Bento Soares (1913-1982)


Domingos Bismarck Bento Soares nasceu em 18 de Novembro de 1913, em Angeja, filho do Prof. Manuel Bismarck Lopes da Silva Bento e de sua mulher D. Maria José Soares de Sousa.

Fez a instrução primária em Angeja [concelho de Albergaria-a-Velha], à qual se seguiu o internamento no Instituto das Missões Laicas, no Porto (Carreira Colonial, Quadros Administrativos), onde cursou durante cerca de dois anos, até à dissolução daquele instituto.

Em 1924, passou a residir em casa de seu irmão mais velho, Manuel Bismarck, no Porto, e emprega-se na "Casa Proudhom", confeitaria situada na Rua 31 de Janeiro, continuando os seus estudos no Colégio da Boa Vista.

Actividade de professor primário

Completado o ensino liceal, matriculou-se em 1937 no Instituto do Magistério Primário do Porto, concluindo aquele curso em 1939 e conseguindo colocação como Professor Primário Agregado na Escola Primária da Murtosa (Aveiro).

Em 13 de Setembro de 1940, casou com a Prof.ª D. Guilhermina Ribeiro de Barros, que fora sua colega no Instituto do Magistério Primário. Ainda em 1940, o casal conseguiu colocação como Professores Primários Agregados em São João da Madeira, altura em que ficam a residir em casa de sua irmã Prof.ª D. Sofia Bismarck, em Espinho.

Gondomar

Em 1 de Outubro de 1941 foi colocado como Professor Primário Efectivo na escola Primária de São Cosme, Gondomar, e, ao abrigo da Lei dos Conjugues, D. Guilhermina foi colocada na Escola Primária de Vinhal, também em Gondomar, onde ambos exerceram durante longos anos. Em 1959 foi nomeado Delegado Escolar do Concelho de Gondomar, cargo que viria a ocupar até 1975, altura em que ambos se aposentam.

Desde 1949 até 10 de Março de 1982, data do seu falecimento, o Prof. Domingos Bento Bismarck fez parte dos órgãos sociais do Orfeão de Gondomar, desempenhando os cargos de Presidente da Direcção, do Conselho Fiscal e da Assembleia Geral. Em 1985 foi na sede daquele Orfeão baptizada uma sala com o seu nome e descerrado o seu retrato. Foi Sócio Honorário do Orfeão de Gondomar.

Descendência

Tiveram o único filho de nome Augusto Manuel Ribeiro de Barros Bismarck, que viria a ser Coronel do Exército Português e Empresário.

Autor de manuais escolares

O Prof. Domingos Bismarck, como era conhecido, foi autor de inumeros manuais escolares nas áreas de História, Geometria, Aritmética, Gramática Portuguesa, Ciências Naturais, etc., alguns dos quais em co-autoria com o Prof. J. Teodoro Gomes (...)

Catálogo

Fontes: Delfim Bismarck, Jornal de Albergaria nº 380 (adaptado; n/ intertítulos) / Geneall

1 comentário:

Blogger disse...

Existe uma Rua Professor Bismark em São Cosme, Gondomar