terça-feira, 13 de julho de 2010

Capela do Senhor dos Milagres

Foi mandada edificar no início do Século XX por Joaquim António Dias, de Valmaior d’Além, num lugar chamado Portal do Monte Frusil, em Vila Nova de Fusos, em cumprimento de um voto

Requereu autorização à Junta de Paróquia de Valmaior, em Junho de 1907, para a construção da referida Capela, para a qual já tinha a imagem, num terreno baldio de 12 por 9 metros no sítio denominado por Cabeço do Vale Madeiro ou Portal do Monte Frusil.

Poucos anos depois, os de Pessegueiro do Vouga reivindicaram que aquele terreno pertencia àquela freguesia e querendo incendiar a Capela, o que veio a acontecer, o seu proprietário trouxe todas as imagens para o lugar de Santo António onde ainda se encontram.

Fonte: Dr. Delfim Bismarck Ferreira, "Valmaior ao longo dos séculos"


Comentários de praticantes de BTT

1) "(...) subimos até ao marco geodésico e seguimos para o ex-libris da nossa zona [concelho de Albergaria-a-Velha] em termos de descidas, a famosa capela ardida."

2) "(...) capela que existe no alto da serra (no monte a que o google earth chama de "Cabeço do Telégrafo") a norte da casa do guarda de Vila Nova de Fusos.

A malta do BTT chama-lhe 'a capela ardida' mas ainda não encontrei ninguém que me soubesse explicar quem a construiu, quando e por que motivo"

3) "A capela ardida já merecia uma recuperação, mas depois deixava de ser 'ardida', hehehe."

Fonte/Mais informações: BTT Albergaria / Albergas BTT / Forum BTT

Foto da "Capela Ardida": Forum BTT

Sem comentários: