quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Especial “Augusto Martins Pereira (1885-1960)" – Os primeiros anos em Albergaria (décadas de 20 e 30)

[Em 1921 vende a Fundição Lisbonese à família Bensaúde], regressando ao continente e fixando-se em Albergaria-a-Velha onde instala uma fundição de ferro com o nome inicial de "Lisbonense" e que logo altera para "Fundição Albergariense".

Não foi pacífica a vida da Albergariense, e as dificuldades financeiras levaram-no a constituir uma sociedade comercial de quotas com outros 28 participantes (27 concidadãos amigos e uma firma) que, apercebendo-se do que estava em jogo, assinaram. em 17 de Fevereiro de 1923, no Cartório Notarial, de Albergaria-a-Velha, a escritura da nova sociedade, a que foi dada o nome do Homem cujo percurso de vida tenho vindo a descrever e que tão sábias lições a todos transmitiu durante a sua activa, criadora e agitada vida Augusto Martins Pereira.

Estava criada a firma "Augusto M. Pereira & Companhia, Limitada " inscrita no "Livro de Matrículas"(Registo) do Cartório de Albergaria-a-Velha, no dia 5 de Novembro de 1924, com a indicação de que se tratava... " de uma fundição de ferro e bronze, serralharia e forja ou de uma maneira geral a exploração da indústria metalúrgica e ainda de qualquer outro ramo de comércio e indústria"... com um capital social de 300.000$00 e em que Augusto Martins Pereira, desde logo nomeado gerente, tinha só uma quota de 50.000$00, representada pelos edifícios onde estava em funcionamento a Albergariense.

A situação melhorou mas ainda vacilante, o que o leva a participar num acordo de colaboração com o Comendador António Oliveira, às voltas com a constituição e arranque da "OLIVA (1926)", em S. João da Madeira, que se iniciava com uma fundição de ferro, acordo que não permaneceu quando tentaram introduzir uma cláusula de exclusividade por um período de quinze anos.

O dinâmico fundidor dá novo impulso à "Augusto M. Pereira & Ca. Lda" (Albergariense) e vai negociando as quotas com os restantes sócios até que em 3 de Julho de 1928 requer, no Notário de Albergaria-a-Velha, a sua matrícula como "... Comerciante em nome individual".. para exercer a actividade de ... "Fundição (Fábrica de)"....

Estava final e oficialmente constituída a empresa que passou, a partir de 1928, a designar-se por "Augusto Martins Pereira - Fábricas Metalúrgicas" que, após poucos anos, se tornou conhecida em todo o país pelo nome comercial de "Fundições ALBA" ou "Fábricas ALBA" ou simplesmente "ALBA".

No fim da década de trinta, muda as suas precárias e reduzidas instalações do Largo Conselheiro Sousa e Melo, no centro da Vila, para uma zona periférica, na Cavada Nova, ao Sul de Albergaria-a-Velha, onde ainda hoje se encontram.

Fonte: Eng. José António Piedade Laranjeira em Revista Fundição (Associação Portuguesa de Fundição) nº 2006 [republicado no Jornal de Albergaria de 19.05.1998] (adaptado)

(Mais informações em "Fábrica-Alba")

Foto publicada em Jornal de Albergaria (agradecimento: Rui Portugal e Eng. Duarte Machado)

Sem comentários: