terça-feira, 14 de setembro de 2010

António Nogueira Leite com ligações a Angeja

António do Pranto Nogueira Leite (Lisboa, 3 de Março de 1962) é um economista e professor universitário português.

Estudou em Portugal e nos Estados Unidos da América, sendo licenciado pela Universidade Católica Portuguesa (1983), mestre (1986) e doutor (1988), pela Universidade de Illinois.

É Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (desde 1995), onde já exerceu as funções de subdirector (1993-1996) e de presidente do Conselho Científico (1996-1999).

Foi presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Lisboa (1999), Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças do XIV Governo Constitucional (1999-2000) e, por inerência de funções, governador (suplente) do Banco Europeu de Investimentos, do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento e do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento.

Foi representante de Portugal no Conselho Económico e Financeiro da União Europeia. No sector privado foi administrador da MC Corretagem, da Papercel e da Soporcel.

Actualmente é administrador executivo da CUF, da SEC, da José de Mello Saúde, da EFACEC Capital, da Comitur Imobiliária e administrador (não executivo) da Reditus, da Brisa e da Quimigal, presidente do Conselho Geral da OPEX, membro do Conselho Nacional da CMVM, vice-presidente do Conselho Consultivo do Banif Investment Bank, membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações e vogal da Direcção do IPRI.

É membro do Conselho Nacional do PSD (desde 2010).

Ligação a Angeja

[Quando questionado sobre o facto de referir ocasionamente que nasceu em Angeja quando efectivamente nasceu em Lisboa] Eu digo sempre Angeja porque é a localidade da minha família paterna e é um sítio ao qual tenho alguma ligação.

Por outro lado, é uma localidade que está num concelho mártir - Albergaria-a-Velha - porque é atravessado por duas das três auto-estradas de que eu costumo falar e está a caminho de ter a terceira. Espero que não.

Estudos em Aveiro

O meu pai esteve nos negócios do meu avô paterno e, depois, na Sacor e na Petrogal e Galp, onde se reformou, já há muitos anos. Trabalhou em Lisboa e, a seguir, no Porto, desde 1974, e deslocava-se todos os dias de Aveiro. Nós vivemos em Lisboa, Sintra e Aveiro, onde fiz quatro anos do liceu.

Fontes/Mais informações: Wikipedia / Visão

2 comentários:

Anónimo disse...

http://www.finertec.com/orgaos

Anónimo disse...

bom comeco