Nasceu em Albergaria-a-Velha em 1948. Frequentou o 5.º ano de Engenharia Mecânica na Universidade do Porto e Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Aveiro.
Em meados de 80, ligado à indústria metalomecânica (Fábricas Metalúrgicas Alba), construiu o seu próprio carro ("Jupiter").
Fotografia
Estudou Fotografia em Coimbra (67 e 69) e Lisboa (70) e depois de vários prémios em concursos, começou a expor no País e no Estrangeiro, nomeadamente nos E.U.A., Itália, Inglaterra, França, Espanha, Canadá, China, Venezuela, Coreia (Seul) e Macau.
Expôs no Brasil (Belém, São Paulo e Rio de Janeiro), deixando diversas obras e continua a expor em Portugal.
Foi galadoardo em 1994 com o troféu "Aveiros - 1993", como melhor Artista Plástico, no campo da Fotografia.
Foi distinguido em 1996 pelo Semanário "O Litoral", com "A melhor foto de 1995".
Associativismo
É membro do grupo "Aveiro-Arte", da "Confraria Gastronómica de São Gonçalo", como Vice-Presidente da Direcção, da "Confraria Gastronómica de Sever do Vouga", onde é Presidente da Direcção, da Confraria da Água e preside a Associação de Amizade Portugal-França desde 1988.
Actividades artísticas e culturais diversas
A convite da Câmara Municipal de Aveiro, pertenceu à sua Comissão Consultiva de Cultura, até à sua dissolução em 1998.
Criou as Comendas de algumas Confrarias Gastronómicas (...) e diversos troféus e medalhas para eventos artísticos e desportivos.
Imprensa
Manteve em 2000 um artigo semanal de Análise e Crítica Gastronómica, no Semanário "Campeão das Províncias", em Aveiro. Colabora com vários jornais e revistas, nacionais e estrangeiros, a nível de imagem e opinião.
Pontualmente escreve um artigo de opinião "Culturas e Desculturas" no "Diário de Aveiro".
Cinema e TV
Como actor participou nos filmes "Hors Saison" de Daniel Schmidt, em 1993, "Maigret - L'improbable Monsieur Owen" de Pierre Koralnik, em 1998, e "Joana, a Louca" de Vicente Aranda, em 2000. (...)
Companhia de Dança
É Presidente da Direcção do GEMDA - Grupo Experimental de Música e Dança de Aveiro, de que foi fundador em 1983, e Director Executivo da Companhia de Dança de Aveiro , desde a sua fundação em 1986.
Automóveis
"Estive a um passo de ser piloto da Subaru em Portugal", lembra, com orgulho. Da sua admiração pelas máquinas nasceu também a ideia de criar o seu próprio automóvel.
"É o meu calhambeque", atesta, ao mesmo tempo que mostra a fotografia do carro que construiu com as suas próprias mãos.
Fonte: Ze-lu.blogspot (adaptado)
Jupiter
Este é o Jupiter; o carro do amigo Zé Lu com chassis e mecanica VW e carroçaria de fibra entre outras com a particularidade de ter umas jantes em aluminio bipartidas desenhadas pelo próprio e feitas na Alba, essas jantes eram usadas por alguns Porsches da Garagem Aurora e pelo na altura campeão Manuel Fernandes
Fonte: Orlando Patrício (em Portal dos Clássicos)
Sem comentários:
Enviar um comentário