sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Memórias de Ribeira de Fráguas no Arquivo Municipal

O Arquivo Municipal, em colaboração com o Núcleo Etnográfico do Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas, apresenta a exposição fotográfica "Tempo de Memória", uma colecção de imagens que nos transportam para o passado da freguesia mais serrana do Município.

A inauguração é no dia 18 de Fevereiro, pelas 18h00. Esta mostra, que resulta de uma recolha exaustiva de fotografias, quer no acervo documental do Arquivo Municipal, quer em casa de particulares, com vista à elaboração de estudos monográficos sobre a freguesia de Ribeira de Fráguas, é composta por cerca de 50 imagens que abarcam vários períodos do século XX.

Desde retratos de famílias ilustres, a imagens de eventos marcantes (comunhões, inaugurações, cortejos, procissões), passando por lugares típicos e tradições, esta exposição demonstra o dia-a-dia de uma comunidade, com forte ligação à terra e uma prática religiosa constante.

Para além das fotografias, estarão expostos, no Arquivo Municipal, alguns objectos antigos, relacionados com a vida doméstica e a lavoura, gentilmente cedidos pelo Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas.

A exposição fotográfica "Tempo de Memória" pode ser apreciada até ao dia 31 de Março durante o horário de funcionamento do Arquivo Municipal.

Fonte: C.M. de Albergaria

Sem comentários: