quinta-feira, 12 de maio de 2011

Albergaria-a-Velha no Congresso "Outras Vozes na República" (12-05-2011)

Organizado pelo Museu da Presidência da República, "Outras Vozes na República – Congresso Nacional de História e Ciência Política", decorre na Figueira da Foz, nos dias 12 e 13 de Maio, reunindo os principais especialistas portugueses nesta temática.

O historiador albergariense Delfim Bismarck Ferreira apresentará uma comunicação intitulada "Albergaria-a-Velha e os primeiros passos da República" na sessão de dia 12 de Maio, que decorrerá no palácio Sottomayor.

Integram a Comissão de Honra do congresso o Prof. Aníbal Cavaco Silva, o Gen. Ramalho Eanes, o Dr. Mário Soares e o Dr. Jorge Sampaio, para além de uma lista de reitores das principais universidades Portuguesas, e outras individualidades.

A comunicação, que não excederá os 15 minutos nem as 3.000 palavras, decorrerá no grupo “Vivências Sociais” e será posteriormente publicada nas Actas do Congresso que o Museu da Presidência da República editará na colecção Cadernos MPR.

De acordo com a organização do Congresso, “Os 100 anos da I República portuguesa convocam não só a celebração de um ideal político e social que é, hoje, parte integrante da matriz ideológica do mundo ocidental, como constituem uma oportunidade para observar com maior acuidade um período basilar da nossa história nacional.

A estas convocações e comemorações cívicas está subjacente um valor republicano por excelência: o valor do pluralismo e do respeito pela heterogeneidade. Porque na política, na vida e na História quase nada é consensual, só se pode aspirar à compreensão de um facto através do entendimento dos vários planos que o constituem.

Este congresso procura, assim, dar voz ao Outro, evocar grupos sociais, movimentos políticos e correntes ideológicas que contribuíram de forma significativa para a riqueza e complexidade do tecido social e político da época. Trata-se de uma oportunidade para promover a interacção entre comunidade académica, jovens investigadores e público interessado numa reflexão plural dinâmica inserida no debate em curso sobre a I República.

Agradecimento: Dr. Delfim Bismarck Ferreira

Sem comentários: