quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Primeiros 25 anos da Pertos (1958-1983)


A Pereira & Bastos, Lda. - mais conhecida por Pertos - foi fundada em 24 de Fevereiro de 1958 por Germano Marques Pereira e Tancredo Pinto Bastos, sendo especializada no fabrico de louça de alumínio fundido e projectado, panelas de pressão super rápida 3M, panelas de pressão industriais, maquinas de pelar batatas, etc., etc.

Os fundadores tiveram inicialmente o apoio de Armando Marques de Lemos Pereira, que abandonara os estudos e a carreira da Marinha. Após alguns tempos de ensaios foram seguidos estes três elementos por Mário Ferreira da Silva, Eduardo dos Santos e Arnaldinho da Silva.

“Foi o começo de uma caminhada toda feita em caminho íngreme em que o alumínio de cadinho, tantas vezes misturado com o próprio suor, dava forma ás primeiras peças de louça de cozinha”.


Após um período de penetração no mercado, a que não é estranha a colaboração a Norte do Sr. Arménio Alho e do Sr. Isasca na região de Lisboa e Sul do pais, surgiu o impulso fornecido por Joaquim Ferreira Moura que, lançando novos modelos e remodelando o sistema de fabrico de louça, conseguiu impor á clientela mais exigente o que de melhor se apresentava no mercado nacional.


Instalações

Em 24 de Fevereiro de 1983 procedeu-se ao lançamento da 1ª pedra para a nova unidade fabril que se viria a localizar na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha.

As instalações fabris anteriores situavam-se no centro da vila junto à Escola Secundaria.

“Apollo de Ouro”

A Pertos era, em 1983, membro da Câmara de Comércio Europeu, tendo-lhe sido atribuído o galardão de “Apollo de Ouro”.

Fonte: Adaptado de artigo do Jornal Arauto de Osseloa (Abril 1983)

Mais informações: site oficial



Sem comentários: