terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Projecto “Gerações Solidárias" combate isolamento social e é alvo de destaque a nível nacional


O Projecto "Gerações Solidárias", promovido pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, no âmbito do Banco Local de Voluntariado, tem como objectivo colmatar o isolamento social e a solidão da população idosa do Concelho, bem como promover o exercício da cidadania activa e a partilha intergeracional.

Todas as semanas, vários voluntários visitam idosos sem estruturas de apoio familiar, levando um pouco de atenção, carinho e ajuda preciosa para as tarefas do dia-a-dia.


Tendo em conta os interesses do sénior, o voluntário poderá ler-lhe histórias ou promover a leitura autónoma, fomentar o uso de novas tecnologias, esclarecendo dúvidas sobre o manuseamento de telemóveis, computadores pessoais e a comunicação, via Internet, com familiares distantes, partilhar experiências culturais, tais como a música, ou, simplesmente, fazer companhia ao idoso, oferecendo apoio sócio-emocional.

Para além do trabalho desenvolvido no domicílio, os jovens tentam, sempre que possível, levar os seniores a sair da sua “zona de conforto” e a participar em actividades desenvolvidas para a sua faixa etária, tais como as Oficinas Artes&Saberes, do Programa Idade Maior.


Menção honrosa na cerimónia de entrega do Prémio Manuel António da Mota

O Projecto “Gerações Solidárias”, desenvolvido no âmbito do Banco Local de Voluntariado, recebeu uma menção honrosa na cerimónia de entrega do Prémio Manuel António da Mota, que decorreu a 4 de Dezembro, no Palácio da Bolsa do Porto, durante a conferência “Portugal Voluntário 2011”.


Programa "Portugueses Extraordinários" (RTP1)

O Projecto Gerações Solidárias captou, ainda, a atenção da produção do programa televisivo “Portugueses Extraordinários”.

Uma equipa da RTP esteve em Albergaria-a-Velha na semana passada para fazer uma reportagem sobre o Projecto, a ser exibida na estação pública, Canal 1, na noite de 9 de Dezembro, logo a seguir ao Telejornal.

Fontes: CMAV (adaptado) / Localvisão / TSF