quarta-feira, 25 de abril de 2012

Estudo sobre os Albergarienses que participaram na I Guerra Mundial (1914-1918)


O Dr. Delfim Bismarck está a realizar um estudo sobre os Albergarienses que participaram na I Guerra Mundial (1914-1918), pelo que agradece a colaboração de todos que possuam informações sobre o tema: fotografias, cartas, medalhas, condecorações, fardas e todo o tipo de objectos relacionados com a sua presença militar na Europa ou em África.

Mail: info@fundacaomadureira.com



Comendador Manuel Francisco Arede
 
Manuel Francisco Arede foi emigrante em França, entre 1960 e 1980, tendo sido o grande dinamizador da construção do cemitério português de Richebourg l'Avoué, expressamente construído por Portugal, que contêm 1831 sepulturas. 

Aos 16 de Maio de 1983 foi nomeado pelo Presidente da República, General Ramalho Eanes, Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique, por ter prestado serviços relevantes no estrangeiro, serviços de expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, sua história e seus valores.

Mais de 100.000 militares portugueses estiveram envolvidos na 1ª Guerra Mundial. Além de França, estiveram presentes em Angola e Moçambique.

Mais infomações:  O Cucujanense / Novos Arruamentos

Nota

A imagem 1 corresponde a um projecto de Frederico Corado sobre o Soldado Desconhecido e a participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial e na Batalha de La Lys (sem qualquer ligação directa ao presente estudo)

Sem comentários: