terça-feira, 10 de abril de 2012

Mâmoas do Taco

As mâmoas são monumentos funerários pré-Celtas, do período Neolítico. Um dólmen é constituído por uma parte arquitectónica (câmara ou corredor) e por um aterro (tumulus), que em algumas regiões portuguesas têm o nome de “mâmoa”.

As “mâmoas do Taco” remontam aproximadamente a 5.000 a. C. Eram inicialmente em numero de três, existindo actualmente apenas duas, já que uma foi arrasada ficando sob um arruamento da Zona Industrial, restando a mâmoa 1 e a mâmoa 3.

A visitar estas mâmoas do Taco, esteve no final do século XIX o eminente arqueólogo Leite de Vasconcelos a convite do albergariense Prof. Patrício Theodoro Álvares Ferreira, tendo para o efeito publicado um pequeno artigo sobre estes monumentos na revista “O Archeólogo Portuguez”.


Nas campanhas de escavações efectuadas nestas mâmoas em meados da década de oitenta, foram encontrados: micrólitos geométricos, lâminas, lamelas, pontas de seta, machados, enxós, fragmentos de recipientes em cerâmica e alguns cristais de rocha.

No caso da mâmoa 1 do Taco (imagem 1), os seus construtores gravaram num dos esteios semi-círculos concêntricos, de significado desconhecido mas por certo ligados ao culto dos mortos, denotando uma forte carga de simbolismo religioso

Nota: imagem 2 denota a actual degradação das Mâmoas

Fonte: Dr. Delfim Bismarck Ferreira (em grupo do Facebook "Amo a minha Terra")

1 comentário:

Anónimo disse...

Podia ser um local de visita e um ex-libris da vila,mas é apenas mictório publico,ou já nem isso....algumas peças lá encontradas servem de pisa-papeis nos gabinetes de instituições publicas.