domingo, 10 de junho de 2012

Ernesto Tavares da Silva (1890-1972)


Ernesto Tavares da Silva, também conhecido por "Ernesto Pisco", nasceu em 20 de Setembro de 1890 na Rua da Cruzinha, em Albergaria-a-Velha, filho de Matias Tavares da Silva, jornaleiro e proprietário, e de sua mulher Maria de Jesus, jornaleira e doméstica, naturais de Albergaria-a-Velha, moradores na Rua da Cruzinha. 

Casou em 14 de Fevereiro de 1912 em Albergaria-a-Velha, com Maria da Conceição de Oliveira Gata. Residiram na Rua dos Salgueirinhos, em Albergaria-a-Velha, onde tiveram filhos.

Ernesto foi inicialmente carpinteiro e mais tarde mestre de obras, tendo sido grande responsável, no plano prático, das grandes obras promovidas pelas  Fábricas Metalúrgicas Alba, como as instalações da fábrica Alba, Cine-Teatro Alba (de Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga),  Hospital, Casa da Criança, casas dos seus proprietários (ver fotos), entre outras. 

Faleceu em 19 de Dezembro de 1972 em Albergaria-a-Velha.

Fontes/Mais informações: "Albergaria-a-Velha 1910 - da Monarquia à República", de Delfim Bismarck Ferreira e Rafael Marques Vigário, p. 369 / Eng. Duarte Machado (em grupo do facebook / "Amo a minha terra")
 


2 comentários:

filipa disse...

Verdadeiramente , esta vila/cidade e muio bonita , mas a muitos e imensos anos , eta cidade , quer dizer antes era uma vila , era muito bonita , muito mesmo bonita

xixicoco disse...

liiiiinnnnddddoooo