quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ALBA cria tampa de saneamento compósita para combater furto


A ALBA desenvolveu uma inovadora tampa de saneamento e de águas pluviais que pretende desencorajar o roubo crescente destas peças em metal em todo o país.

Esta nova solução foi desenvolvida para o município de Santa Maria da Feira, correspondendo ao desafio lançado pela autarquia à ALBA de criar uma solução que desmotivasse o furto.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, são roubadas por ano cerca de 1000 tampas de saneamento no concelho, representando um perigo para peões e automobilistas e um custo oneroso de reposição.

Face a esta necessidade, a empresa histórica de Albergaria-a-Velha desenvolveu um produto em material compósito, reforçado a fibras que se encontra em teste numa rua da cidade. Após a conclusão do ensaio, está prevista uma primeira encomenda de 100 unidades no início do próximo ano.


Projecto Alba

As inovadoras tampas de saneamento são a mais recente proposta da ALBA que, desde 1921, acompanha as mudanças e as necessidades sociais, com o desenho e a engenharia de soluções técnicas, conjugando os elevados desempenhos técnicos de novos materiais.

Actualmente, a ALBA posiciona-se como uma empresa prestadora de soluções técnicas, em três áreas de actividade: Águas e Equipamentos de Combate a Incêndio; Aquecimento Doméstico e Equipamento Urbano para as cidades.

Para Pedro Martins Pereira, proprietário da marca Alba e neto do fundador desta empresa de metalurgia e fundição com quase 90 anos (www.projectoalba.pt), “este foi mais um desafio que teve um final feliz”, adiantando que a maior dificuldade na execução desta solução foi a resistência à carga (cerca de 40 toneladas). 

“Para chegarmos aqui foi preciso partir muita pedra, mas não encaramos o tempo despendido como um custo, mas sim um investimento”, refere. “A nossa preocupação foi responder ao desafio da Câmara de Santa Maria da Feira, mas a partir de agora poderemos alargar a nossa oferta a outros municípios”, remata o empresário.



Sobre a ALBA

A Alba destacou-se pela capacidade criativa reproduzida no lançamento frequente de novos e variados produtos. Os bancos de jardim, os equipamentos de combate a incêndio e as tradicionais colunas de iluminação em ferro fundido estão instalados há mais de 60 anos em cidades, vilas e aldeias portuguesas. Mais de 30 mil moldes da ALBA fazem hoje parte da história da indústria portuguesa. 

A ALBA é também reconhecida pela sua política de responsabilidade social: construiu dois hospitais, dois cine-teatros, um lar de terceira idade, um bairro de renda económica com 50 casas, um jardim infantil e um infantário. 

Fontes: AICEP  / Município de Santa Maria da Feira (adaptado)

Sem comentários: