sábado, 20 de Abril de 2013

Espólio Foto Gomes

 
Com o objectivo de não deixar perder-se 77 anos da vida Albergariense em imagens, o Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha está a proceder ao tratamento do espólio fotográfico de uma das mais antigas casas de fotografia do Município, a Foto Gomes, com a qual vai estabelecer um protocolo.

Ao todo, são cerca de 200 mil chapas de vidro, datadas desde 1936, que estão a ser alvo de uma cuidadosa avaliação e inventariação, contando o Arquivo Municipal com o apoio técnico especializado de Lúcia Moutinho Alberto, conservadora de fotografia e papel.

Nesta primeira fase, que se espera estar concluída até ao final do mês de abril, os técnicos estão a proceder à limpeza, higienização e acondicionamento das chapas, para posterior transferência para o Arquivo Municipal, onde serão guardadas no Depósito, à temperatura ambiente recomendada e nas condições ideais.


Numa segunda fase, será feita a descrição do arquivo fotográfico, com a criação de uma base de dados; finalmente, haverá lugar à digitalização das chapas e reparação de algumas que se encontram danificadas ou partidas.

Dado o enorme investimento que as duas últimas fases exigem e que pode rondar as dezenas de milhares de euros, a Câmara Municipal está a dialogar com algumas entidades e instituições que poderão vir a apoiar ou financiar esta grande intervenção.

Para José Licínio Pimenta, Vereador da Cultura e responsável pelo Arquivo Municipal, “este é um momento de grande alegria, pois resulta de um longo período de conversação e entendimento entre as partes; o Sr. Simões, a Esposa e os Filhos, foram sensíveis ao nosso apelo e compreenderam que o tratamento do arquivo fotográfico da Foto Gomes constitui um passo importante e único na preservação da memória local. Estão ali fotografias de muitos albergarienses e de vários momentos da vida da nossa comunidade que retratam a nossa história!” (...)

Fonte: CMAAV / Fotos: PRAVE (em "Novos arruamentos")


Da esquerda para a direita: Sr. Gomes, fundador da Foto Gomes; Amelinha que continuou e casou com o Sr. Soares. Ao centro desta foto, Gracinda Ribeiro, que casou com o Dr. Afonso Henriques, director do Colégio em 1947 (no torreão).

No topo superior da Foto Gomes havia pelo menos três fotos gigantes de: Dr. Carlos Correia (de capa e batina ); Nancy Ribeiro e da filha do Sr. Gomes a cores e com caracóis.

Fonte: Eng. Duarte Machado (em grupo do facebook "Amo a minha Terra")

1 comentário:

Anónimo disse...

muito interessante, pena que em Aveiro, nem Arquivo exista! Parabens