quinta-feira, 20 de junho de 2013

Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha lançou canal online "canalb"


Já foi para o ar a primeira emissão do canalb, um canal de televisão via Internet criado pelo Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, no seio do Curso Profissional de Técnico de Multimédia. A peça de estreia, com duração de 30 minutos, já está disponível no endereço www.canalb.pt, podendo ser acedida livremente por toda a comunidade.

Para Edgar Borges, professor do curso profissional, o novo canal nasceu com o intuito de criar melhores condições de formação técnica aos alunos. Na sua opinião, ele vem facilitar a comunicação entre os vários intervenientes na comunidade educativa, mas não será nunca um canal fechado em si mesmo; “a escola não é uma ilha”, salienta o docente.


Assim, este novo meio de comunicação apresenta-se como um órgão aberto, pronto a receber os contributos das mais diversas entidades, desde associações, empresas ou agentes culturais.

Segundo Edgar Borges, só foi possível tornar o canal numa feliz realidade com o apoio do Presidente da CAP do Agrupamento de Escolas, Albérico Vieira, que, na opinião do professor, “arrisca bastante em prol da qualidade!”.


Este projeto implicou um investimento de cerca de 30 000 euros mas, para Albérico Vieira, é uma mais-valia para os alunos, na medida em que podem realizar a aprendizagem num contexto diferente e mais prático. “Isto não surge por ser moda!”, frisou o Presidente, que acrescentou que o canal se apresenta como uma estratégia para promover a participação das pessoas, ou seja, levá-las a envolverem-se mais com aquilo que acontece na sua comunidade.

Nesta fase inicial, o canalb será dinamizado pelos alunos e docentes do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, estando previstos conteúdos novos todas as semanas. No entanto, Edgar Borges afirmou que, a curto prazo, gostaria de realizar emissões diárias: “quero que as pessoas vejam que há muita vida na escola”. Albérico Vieira acredita, igualmente, que este projeto vai evoluir bem e que as pessoas vão querer participar de forma espontânea. Em suma, o grande objetivo é “tornar o projeto viral!”

Fonte: CMAAV 

Canalb está no facebook e youtube 

Sem comentários: