sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Synfiber Confecções (1988-2006)


A Synfiber konfeksjon foi fundada em 1963 em Oslo, na Noruega. Em 1985 começa a trabalhar com a Fábrica de Confecções Albergaria, localizada na Rua de Santo António, nº 22-3, no centro de Albergaria-a-Velha.

A Fábrica de Confecções Albergaria é, entretanto, deslocalizada, em 1987, para a Zona Industrial de Albergaria-a-Velha, dando origem em Abril de 1988 à Synfiber Confecções, Lda., quando a empresa portuguesa foi adquirida pela Synfiber Konfeksjon, absorvendo grande parte dos seus activos e trabalhadores e especializando-se no fabrico de fatos de trabalho.

A Synfiber começou com cerca de 80 empregados em 1988, tendo chegado a dar trabalho a 300 operárias, sendo considerada a empresa com maior número de trabalhadores no concelho de Albergaria-a-Velha e a maior empregadora de mão-de-obra feminina da zona Centro.


Os empresários, de origem norueguesa, não escondiam a satisfação pela aposta feita na Synfiber, que trabalhava principalmente para o mercado de exportação, para países como Inglaterra, Itália, Espanha, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Noruega, mas em meados da década de 90 começaram os primeiros problemas, originados pela concorrência dos mercados asiáticos, tendo sido feitos acordos de rescisão que reduziram o número de trabalhadoras para cerca de 150 postos de trabalho.

A falta de encomendas e a concorrência asiática agravaram-se no início do século XXI, tendo sido essas as razões apontadas pela Synfiber para o encerramento total da fábrica em 2006.

Dos 144 trabalhadores que permaneciam na empresa, 138 eram mulheres, muitas com 20 e mais anos de serviço, que transitaram da antiga Fábrica de Confecções de Albergaria-a-Velha.

Fontes: Jacinto Martins / Diário de Aveiro / Notícias de Aveiro / Synfiber konfeksjon

Sem comentários: