quinta-feira, 3 de outubro de 2013

27 anos: Conservatório de Música da Jobra aposta fortemente na qualidade do ensino

 
O Conservatório de Música da Jobra (CMJ), com sede no Centro Cultural da Branca, celebra hoje, dia 3 de Outubro, o seu 27.º aniversário. Actualmente esta Escola Oficial de Ensino Artístico conta com 700 alunos, de todas as idades, que estudam Música, Dança e Teatro nos vários tipos de Ensino: Profissional, Oficial e Livre.

O CMJ apresenta uma orientação estratégica focalizada essencialmente no aluno e na comunidade. Para além disso, apresenta uma equipa de profissionais altamente qualificados, que partilham os mesmos valores da nossa Escola: rigor e competência, empenho e dedicação, criatividade, ambição e paixão, trabalhando com total transparência.


O CMJ é hoje uma Escola nacional. Pela abrangência dos alunos, provenientes de várias zonas de Portugal Continental e Ilhas, que escolhem o CMJ por se tratar de uma referência no ensino das artes performativas a nível nacional.

O Conservatório apresenta vários factores diferenciadores:

 - Primeira escola oficial em Portugal continental que lecciona Música, Dança e Teatro, em simultâneo, e no mesmo edifício;

- Pioneiros nos programas pedagógicos e de ensino, pontos em que estão constantemente a inovar, adaptando e criando novos cursos. Um exemplo claro foi a abertura do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, de dupla certificação, em Setembro de 2010, na altura, um curso pioneiro a nível nacional. Actualmente este curso já se encontra em funcionamento noutras Escolas mas os programas foram concebidos pela equipa pedagógica da CMJ;

- O CMJ tem como missão qualificar e sensibilizar pessoas nas artes do espectáculo num ambiente ecléctico, formal, criativo e de prática intensiva.


Neste sentido, apresenta uma componente prática muito intensiva com 200 actividades anuais que o CMJ organiza, divulga e apresenta, interagindo com a comunidade escolar e envolvendo toda a comunidade em geral.

O CMJ tem plena consciência que está a formar profissionais que poderão prosseguir estudos ou ingressar numa indústria que, em Portugal, ainda tem muito que crescer: a indústria da Cultura e do Turismo, produzindo assim animação cultural de qualidade.

O objectivo é formar profissionais que, mesmo que não prossigam o Ensino Superior, fiquem preparados e sensibilizados para as artes, apresentando competências certificadas para o exercício profissional das mais diversas actividades.

Fonte: adaptado de entrevista a Filipe Marques (Director geral do CMJ) (ver texto completo em Portal de Albergaria)



Sem comentários: