quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

GDCRF - Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Frágua


O Grupo Desportivo e Cultural da Ribeira de Fráguas foi fundado por um grupo de amigos a 10 de Junho de 1987. Os seus principais impulsionadores foram Manuel Bastos Martins, Manuel Martins da Silva, Manuel Silva Coutinho e António Augusto Bastos.

Nasceu da vontade de criar um novo dinamismo entre a população local com a introdução de novas actividades, promoção de eventos e uma aposta acérrima na cultura.

Primeiramente, funcionou no edifício da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas. Mais tarde, adquiriu um imóvel antigo, que com grande espírito de sacrifício e boa vontade por parte de todos os que se envolveram neste projecto, foi restaurado sendo para aí transferida a sua sede, inaugurada a 12 de Julho de 1999.


As primeiras actividades desportivas a serem desenvolvidas foram o futebol de cinco, o atletismo e a pesca desportiva. Na área cultural, participou variadas vezes no carnaval de Albergaria-a-Velha. Paralelamente, foi criada a escola de música, que estreou com apenas um professor, mas rapidamente surgiu a necessidade de aumentar o número de docentes dado o afinco com que este projecto foi abraçado.

Actualmente a GDCRF é uma associação completamente direccionada para a cultura, fazendo parte da sua estrutura uma Orquestra de Sopros, uma Banda Filarmónica e uma Escola de Música.


A Orquestra de Sopros do GDCRF surgiu em 1988, após um grande desenvolvimento em termos de formação de alunos, e teve como primeiro maestro o professor Nelson Aguiar.

Inicialmente, a orquestra realizava apenas concertos em sala ou ao ar livre, com um reportório direccionado para a música ligeira. Contudo, a partir de 2001, começou a efectuar serviços de cariz religioso, como procissões e romarias, dando origem à Banda Filarmónica do GDCRF. Foi também nesse ano que editou o seu primeiro CD.

Presentemente, o tipo de reportório interpretado pela orquestra é escrito para o tipo de formação que apresenta, passando pela música erudita, pelas músicas de bandas sonoras e também pela música ligeira. A realização de intercâmbios com associações congéneres, principalmente a nível distrital, é uma prática constante. Fazem parte dos quadros da Orquestra de Sopros do GDRCF cerca de 45 elementos jovens.

Fontes: GDCRF (facebook) / "Ribeira Fráguas - a sua história" de Nélia Oliveira e Nuno Jesus

Sem comentários: