sexta-feira, 6 de junho de 2014

Município da Europa com mais moinhos é português (jornal "Público", 01-06-2014)


Em Albergaria-a-Velha, na região de Aveiro, existem um total de 356 moinhos. Oito estão devidamente recuperados e dão corpo a uma rota. Em breve, serão mais 10 a estar ao alcance do público.

Sendo um município com fortes tradições no fabrico do pão – a sua regueifa é extremamente conhecida -, Albergaria-a-Velha é um local onde não faltam moinhos, moleiros e padeiros. Segundo um inventário realizado no ano passado, por dois investigadores, este concelho da região de Aveiro conta com um total de 356 moinhos - essencialmente de água. É verdade que nem todos se encontram no melhor estado de conservação, mas essa realidade tem vindo a mudar em virtude da aposta que o município está a fazer na sua recuperação e divulgação, com a criação da Rota dos Moinhos. Para já, há oito moinhos para visitar – devidamente requalificados e sinalizados -, mas em breve esse número irá aumentar, uma vez que estão mais 10 engenhos a ser alvo de obras de recuperação.

Contas feitas, “este será o município da Europa com mais moinhos”, atesta Delfim Bismarck, historiador que desenvolveu o inventário, em parceria com Armando Carvalho Ferreira, e que desde Outubro do ano passado – após as eleições autárquicas – passou a assumir o cargo de vereador da Cultura na autarquia local. Perante esta quantidade expressiva de moinhos no seu território, Albergaria-a-Velha em boa hora decidiu assumir a aposta na valorização deste património edificado, na perspectiva de este ser “um produto turístico diferenciador”, vinca Delfim Bismarck. A palavra de ordem, agora, é proteger e requalificar o máximo de moinhos que for possível. “O PDM [Plano Director Municipal] tem previsto um parque molinológico, único no país, criando ali uma zona protegida”, assevera o vereador da Cultura.


A trabalhar há mais de 100 anos

A Rota de Albergaria-a-Velha é constituída pelos moinhos do Regatinho, da Quinta da Ribeira, de Baixo, do Porto de Riba, da Freirôa, do Chão do Ribeiro, do Ti Miguel e do Maia, que estão espalhados por vários locais do concelho. Entre estes engenhos já devidamente recuperados encontram-se alguns verdadeiros “tesouros”, seja pela história que têm para contar – os moinhos do Regatinho, por exemplo, estão a trabalhar há mais de 100 anos sem parar -, seja pela paisagem natural dos locais onde estão edificados. A grande maioria destas estruturas encontra-se implantada ao longo do Rio Caima, mas também podemos encontrar vários moinhos ao longo dos rios Fílveda e Jardim, e nas ribeiras de Albergaria-a-Velha, Fontão, Frias, Fial e Mouquim.

Os engenhos foram edificados nos séculos XVIII e XIX, com recurso a materiais de construção locais, e eram usados para a moagem do milho e do trigo, na certeza de que alguns destes moinhos eram também usados para o descasque do arroz produzido na região de Aveiro (Baixo Vouga). No Moinho do Porto de Riba, essa actividade de descasque do arroz ainda se mantém, a par com a moagem do milho. “No caso do arroz, a mó tem uma placa de cortiça para evitar que se parta o grão”, explica Isabel Fonseca, “moleira” de serviço neste engenho que é actualmente propriedade da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Albergaria-a-Velha.

Em finais de 2011, a colectividade sediada em Soutelo passou a ser proprietária do Moinho por doação de um particular. Depois só precisou de colocar mãos à obra. “Estava tudo degradado, a precisar de obras, e cheio de silvas, mas conseguimos envolver os colaboradores da associação nesta tarefa”, relata Isabel Fonseca. As obras foram sendo feitas aos poucos, consoante as disponibilidades, “graças à ajuda de todos”, evidencia a dirigente da APPACDM. “As pessoas aqui do lugar sempre estiveram muito ligadas aos moinhos. Quase todas as famílias tinham de recorrer a eles para moer o milho”, desvenda Isabel Fonseca, para explicar esta “onda de solidariedade” que se gerou em torno do Moinho do Porto de Riba.


Engenhos de uso comunitário

Segundo reza a história, muitos dos moinhos eram de diversos proprietários e eram utilizados de acordo com um horário previamente acordado entre todos os utilizadores. Era o caso da avó de Isabel Fonseca. “Lembro-me de, em criança, ir com ela aos moinhos”, testemunha esta dirigente associativa que, agora, é também “moleira”, ainda que apenas nas horas vagas. “Aprendi alguma coisa com um moleiro para conseguir ter o moinho a funcionar, mas volta e meia tenho de recorrer à ajuda dele”, confessa.

A APPACDM não é a única colectividade do concelho a “abraçar” esta causa de defesa dos moinhos de Albergaria-a-Velha. Também o Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas assumiu a tarefa de recuperar o Moinho de Baixo e está já a requalificar um segundo moinho.

Além de terem encetado as obras de restauro dos moinhos, tanto as associações como os proprietários particulares têm, agora, também de responsabilizar-se pela abertura dos engenhos durante as tardes de domingo. A cada fim-de-semana, os visitantes de Albergaria-a-Velha têm sempre a garantia de encontrar um moinho de portas abertas (mediante uma escala que está disponível no Serviço de Turismo da câmara de Albergaria-aVelha).

Fonte: Maria José Santana (Jornal Público

Sem comentários: