sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha: apresentação de página na internet e de cinco novos protocolos


O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha assinala o sétimo aniversário, nesta sexta-feira, dia 20, com a apresentação de uma página de Internet, que vai permitir o acesso aos seus acervos e fundos arquivísticos.

Com a nova página de Internet, a Câmara de Albergaria-a-Velha será a primeira Autarquia da Região de Aveiro a funcionar com uma plataforma de software livre, conforme recomenda a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas. O novo software não tem custos de manutenção e tem continuidade garantida.

A página do Arquivo vai agregar milhares de registos e disponibilizar em suporte digital documentos variados, como projetos de arquitetura, jornais, fotografias, arquivos familiares, atas e mesmo os mais relevantes para a História de Albergaria, como a documentação autárquica desde 1835 ou os forais medievais.

Numa primeira fase, a documentação só poderá ser consultada no Arquivo, mas o objetivo é torná-la pública através do novo site. E isso poderá acontecer já em janeiro de 2016.


O carregamento da plataforma de Internet, que implica a digitalização de documentos, está a ser realizada diariamente por seis técnicos no Arquivo Municipal. A página de Internet vai permitir pesquisas simples, por nomes de pessoas, famílias, organismos e localidades geográficas. Será também possível pesquisar dentro dos próprios documentos digitalizados, através de tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres.

A Câmara Municipal está a planear também a adesão à Rede Portuguesa de Arquivos, que congrega toda a informação disponível nos arquivos digitais do País.

A Autarquia Albergariense vai ainda celebrar cinco protocolos com particulares e entidades, que vão ceder diverso material para depósito. Os documentos a ceder incluem projetos de desenho, fotografias, partituras e vários exemplares de jornais locais, desde a década de 1920 até aos anos 1980.

Fonte: CMAAV  (adaptado)


Protocolos

O Vereador da Cultura, Delfim Bismarck, descreveu a importância de algumas doações e coleções únicas, como os projectos do antigo arquitecto e desenhador João Gomes Soares, doados por António Fernando Melo de Oliveira.

A doação consiste em sete projectos, quatro fotografias e outra documentação. Gomes Soares foi um arquitecto natural de Albergaria-a-Velha, numa altura em que a profissão ainda não existia em Portugal, no início do século XX.

Foi responsável por algumas obras de referência como o Palace Garage Hotel, um edifício “Art Deco” no centro de Albergaria que foi entretanto demolido, ou a Casa de Maria Arménia de Figueiredo Aidos, em Beduído, Alquerubim.


Hélder Bastos Rodrigues da Silva doou uma coleção de jornais Beira Vouga, datados de 1962 a 1978, abrangendo o período revolucionário. Delfim Bismarck referiu que muitos destes exemplares são bastante raros e que esta doação preenche as falhas que ainda existem na coleção deste título Albergariense e Severense.

Por seu turno, Fausto Vidal, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, doou, em nome da instituição, uma coleção completa do “Jornal de Albergaria”, do período que vai de 1924 a 1968. “Vamos preencher algumas lacunas com esta coleção, que é muito rara. Alguns jornais chegavam a ter só uma ou duas páginas e na maior parte das coleções conhecidas faltam essas edições. É para nós um motivo de grande orgulho ter as coleções das publicações de Albergaria-a-Velha quase todas completas”, referiu o Vice-Presidente da Câmara.


Foi igualmente doado o arquivo do jornal “Arauto de Osseloa”, por Rui Tavares. Trata-se de um título produzido nas décadas de 1970 e 1980, dirigido e editado por Vasco Mourisca, um jurista conhecido em Albergaria pela sua excentricidade e pelo seu interesse pelo Espiritismo.

O Arquivo Municipal vai também receber um conjunto de partituras da Coleção de João Ferreira Pinto, artista e fotógrafo amador, doados por Fátima Achando.

Fonte:  Rádio Terranova  

Sem comentários: