sexta-feira, 10 de junho de 2016

Comemoração dos 500 anos do Foral de Paus


A vila de Paus, na freguesia de Alquerubim, recuou até à época do Renascimento, entre os dias 2 e 5 de junho, para celebrar os 500 anos da atribuição do foral, pelo rei D. Manuel I.

O evento, com organização do Município de Albergaria-a-Velha, Junta de Freguesia de Alquerubim e AlbergAR-TE, foi realizado no Largo de Nossa Senhora das Dores, incluindo uma feira quinhentista, recriações históricas, desfiles e animação de rua com contadores de histórias, gaiteiros e malabaristas, entre outras atracções.


Ao longo de três dias, os visitantes puderam conhecer os ofícios do fim da Idade Média, comprar artesanato ou saborear petiscos nas tabernas. A animação de rua contou com gaiteiros e tambores, malabaristas, contadores de histórias, músicos, cavaleiros, uma bailarina oriental e cuspidores de fogo.

Os habitantes locais assumiram o papel de diversas personagens da Nobreza, do Clero e do Povo, participando nas várias actividades e interagindo com os visitantes.


As comemorações incluíram a presença da comitiva do Foral, sendo encenada a entrega do documento régio ao povo de Paus.

A investigadora Maria Alegria Marques, que coordenou a edição da obra “Foral de Paus – 1516”, efectuou uma contextualização do documento manuelino, que concedeu vários privilégios à vila de Paus, tornando-a sede de concelho.


Enquadramento histórico

O rei D. Manuel atribuiu o Foral a Paus, um território que é mais ou menos coincidente com a actual freguesia de Alquerubim, no dia 2 de junho de 1516. Paus, que era um lugar na margem direita do rio Vouga com dezenas de pessoas, passou a ser vila e sede de concelho.

O reconhecimento real da vila de Paus permitiu o seu crescimento populacional e a legitimação de um conjunto de regras comummente aceites, como a gestão das águas, a utilização das pastagens e dos matos, entre outras, além de fixar uma ordem administrativa no território. A vila de Paus perdeu importância com o passar dos anos e acabou por ser integrada na recém criada freguesia de Alquerubim, com a fundação do Concelho de Albergaria-a-Velha, em 1835

Fonte: CMAAV (adaptado) / Facebook



 

Sem comentários: