domingo, 10 de julho de 2016

Festival “Talabrigae Ex Libris” em Soutelo, Branca


O Parque de Porto de Riba, em Soutelo, Branca, foi palco do primeiro Festival Romano “Talabrigae Ex Libris” nos dias 24, 25 e 26 de junho. O evento organizado pela APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Albergaria-a-Velha teve por objectivo fomentar o gosto pela cultura clássica e valorizar o seu legado na sociedade actual.

O tema central do Festival foi o assalto à Aldeia Lusitana, onde os soldados romanos batalharan pela conquista de Talabriga. Ao longo dos três dias, os visitantes puderam conhecer o quotidiano do acampamento e a preparação para o ataque. Desde o recrutamento de homens até ao assalto final, passando pelas emboscadas e pela tomada de prisioneiros.


Para além da campanha militar, o “Talabrigae Ex Libris” procurou mostrar como os habitantes do Império Romano ocupavam os seus dias há dois mil anos, tendo sido incluídas lutas de gladiadores, oferendas aos deuses, uma ida às termas, bem como demonstrações dos ofícios da época.

Num espaço superior a 1 hectare, foi construído um forum, um arco de triunfo, um anfiteatro, umas termas, uma albergaria, uma aldeia celta, um cais, uma torre de vigia, entre outras, onde decorreram as recriações e demais actividades.


O programa incluiu ainda a apresentação das peças de teatro clássico “Rei Édipo”, de Sófocles, e “Anfitrião”, de Plauto. As duas peças foram precedidas pelo desfile de bacantes “Do Caos ao Cosmos”.

O Festival “Talabrigae Ex Libris” contou com o apoio do Município de Albergaria-a-Velha, da Junta de Freguesia da Branca, da Universidade de Aveiro, do Turismo Centro de Portugal e do “Albergaria Integra’T” – Contrato Local de Desenvolvimento Social.


As diversas recriações históricas e animação de rua foram dinamizadas pela Muda’te – Companhia de Artes Performativas da Jobra, pela AlbergAR-TE – associação cultural e pela Viv’Arte – Companhia de Teatro.

Talábriga

Talábriga é uma importante cidade romana, referenciada na literatura da época, como estando situada entre Douro e Vouga. Vários historiadores e arqueólogos, desde o início do século XX, têm situado a cidade na Freguesia da Branca, muito possivelmente na aldeia de Cristelo. Contudo, os vestígios de ocupação romana encontrados em escavações na década de 1980 foram inconclusivos. A localização de Talabriga permanece um mistério.

A ideia desta iniciativa, organizada pela APPACDM de Albergaria-a-Velha, surgiu no decorrer de outro evento no espaço do Porto Riba, pelas características envolventes e pela importância do legado romano no nosso concelho em especial no Lugar de Cristelo e no Monte de S. Julião.

Fontes: CMAAV / Ribeirinhas.TV / Albergariótipos / Página oficial do Festival / Correio de Albergaria

Sem comentários: