sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Comemorações do Dia do Município


Este ano, para além dos 182 anos da fundação do Concelho, celebram-se os 900 anos da atribuição da Carta de Couto de Osselôa por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques.


DIA ABERTO PARA OS ALUNOS DO 3º ANO

Cerca de 200 crianças do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico vão fazer uma visita guiada aos serviços da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha na segunda-feira, 13 de fevereiro (data da fundação do concelho), no âmbito das comemorações do Dia do Município.

Na visita guiada, os alunos vão percorrer diversas divisões e serviços municipais, acompanhados por funcionários da Câmara, que lhes vão explicar o funcionamento da Autarquia. Uma das paragens é no Gabinete da Presidência, onde os alunos podem conhecer os membros do Executivo e colocar questões sobre as funções específicas do Presidente e dos Vereadores. Durante a visita será feita ainda uma breve apresentação sobre a fundação de Albergaria-a-Velha no século XII e a sua evolução até aos nossos dias.

O dia aberto para os alunos do 3.º ano insere-se na estratégia de promoção da História e Património Local e da Educação para a Cidadania, procurando sensibilizar os mais novos para o funcionamento da Administração Pública e para as formas de exercer uma participação ativa. A visita à Câmara Municipal no 3º ano do 1º Ciclo antecede e complementa a visita à Assembleia da República, que as crianças farão depois no 4º ano.


SESSÃO SOLENE E ATRIBUIÇÃO DE MEDALHAS

Ainda no âmbito das comemorações do Dia do Município e dos 900 anos da fundação de Albergaria-a-Velha, a Câmara Municipal vai realizar no dia 18 de fevereiro, sábado, pelas 16h00, uma sessão solene onde serão atribuídas distinções honoríficas a individualidades, instituições e associações do Concelho.

O Município vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro a Rui Marques, antigo Presidente da Câmara Municipal, à Associação de Instrução e Recreio Angejense e ao Clube de Albergaria, duas colectividades centenárias do Concelho.


A Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata será concedida à Casa do Povo de Alquerubim, que comemora 86 anos em 2017.

A Câmara Municipal vai também distinguir, com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre, Margarida Ferreira Coutinho, confeiteira dos doces tradicionais Turcos, o Agrupamento n.º 838 de Escuteiros de Albergaria-a-Velha, o Grupo Columbófilo de Valmaior, o Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas, a União Desportiva e Cultural de Mouquim e a União Desportiva de Valmaior.

Fonte: CMAAV

4 comentários:

FERNANDO SILVA disse...

Cumprimentando as autoridades pelo transcurso dos 182 anos da fundação desse Concelho, muito grato ficaria se o titular do blog solicitasse ao Dr. Henrique Vaz Velho, meu amigo de infância, ( em 1956, minha morada era em Alquerubim, na Casa da Santa Marta , na companhia dos meus padrinhos Abraão Ferreira da Silva a Ida Figueiredo de Melo e Silva)
Antecipo meus sinceros agradecimentos pelas providências.
Com os melhores cumprimentos
Fernando Silva - E-Mail fs.fernandosilva@yahoo.com.br
Rua Cônsul Adelino Silva n°. 8
Praia do Olho d'Água
São Luís, Maranhão, BRASIL - CEP. 65065-270 .

Blogger disse...

Já falámos do Dr. Henrique no blog mas não temos forma de contactar

http://blogdealbergaria.blogspot.pt/2009/02/henrique-vaz-velho-medico.html

Blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blogger disse...

O Facebook do Dr. Henrique é o seguinte https://www.facebook.com/henrique.vazvelho