sábado, 10 de novembro de 2018

Demolição da antiga taberna do Raúl



(...) concluíram-se na passada quinta-feira os trabalhos de demolição da casa que todos conhecíamos como a taberna do Raúl do Cubo. Este estabelecimento comercial foi, no seu auge, uma das mais conhecidas e frequentadas casas de pasto da região. Situado no lugar do Cubo, no limite norte da freguesia e sobre a margem direita do Vouga, observava-se das suas pequenas janelas o espreguiçar do rio ao longo da praia dos Tesos para depois, seguir viagem por Angeja, rumo à ria de Aveiro.

Durante dezenas de anos, ali trabalharam e geriram o seu negócio o Sr. Raul da Silva Amaro e a Sra. Maria sua esposa. Serviam-se refeições, petiscos, vinho, cerveja. Eram muito apreciados, entre outros, rojões à lavrador, o peixe frito pescado no rio e na pateira de Frossos, e, como iguaria, os ruivacos.

Naquela casa - paragem “obrigatória” de operários, camponeses, proprietários, pequenos industriais e negociantes – se fecharam muitos negócios entre os frequentadores: Fosse a venda de pinhais, o cevado, a vaca ou vitela, etc...


Além da boa fama granjeada na região, esta taberna contribuiu para o desenvolvimento da economia local, uma vez que dava emprego a algumas pessoas e muito do peixe de água doce ali consumido, era adquirido à comunidade de pescadores residente no Cubo.

Com a cessação de actividade por parte do Sr. Raúl, o negócio foi trespassado uma vez, outra e outra vez. Nunca mais voltou a ser o mesmo!... E, de mão em mão, acabou por se transformar numa casa de alterne. Até que, há vários anos atrás, foram encerradas as portas, para nunca mais se abrirem.

A degradação evidente do edifício, o eminente estado de ruína, o local de implantação em zona protegida, e a fealdade e má qualidade arquitectónica determinaram o seu fim na tarde do dia 8/11/2018. Como em tudo na vida há um princípio, um meio e um fim!

Estiveram bem as autoridades que procederam ou determinaram a demolição preventiva. Continuem!

Fonte: Francélio Vouguense - Frossos (em facebook)

1 comentário:

dst disse...

Café Central encerra ao fim de mais de 60 anos Alírio Silva Correio de Albergaria 06/02/2019 Mais um encerramento a norte na vila da Branca, mesmo ao lado da estação dos correios. O Café Central fundado há 65 anos sob a gerência de José Soares Fernandes, mais tarde da sua filha Rosa Lemos Fernandes Martins, encerrado no passado dia 31 de Dezembro. Local de encontro de amigos que se reuniam ali diariamente para tomar café, constituindo uma autêntica tertúlia, onde se discutia de tudo um pouco, desde o futebol à política, mas também cultura. (...) A proprietária reformou-se e não teve quem lhe desse seguimento no negócio. Mas a crise a norte provocada pelo aparecimento de grandes superfícies a sul (em Albergaria-a-Velha), vai dando cabo do comércio tradicional, assim se queixam os comerciantes da Branca.