segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Exposição "O Património Azulejar de Albergaria-a-Velha – Conhecer, Inventariar, Salvaguardar"


A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha tem patente, durante o mês de Dezembro, a exposição fotográfica "O Património Azulejar de Albergaria-a-Velha – Conhecer, Inventariar, Salvaguardar", de Cláudia Emanuel.
.
Nos meados do século XIX os emigrantes vindos do Brasil trazem, com eles, a moda e o uso do nosso azulejo português, agora colocado nas fachadas dos imóveis. De pequeno quadrado de barro, protector das humidades, rapidamente passou a elemento decorativo dos imóveis, quer do seu interior, quer das suas fachadas, mas também fontanários, alminhas e outras construções.


O Concelho de Albergaria-a-Velha é um espaço privilegiado de análise, tendo em nota o número elevado de imóveis com decoração azulejar que dá cor e brilho às suas ruas.

Com muitas habitações antigas a serem alvo de abandono, torna-se necessário apresentar contributos para a preservação dos elementos azulejares. A divulgação do património azulejar é um desses contributos, na medida em que o conhecimento propicia a conservação e a valorização dos objectos, ou saberes, que se herdam.


Durante os últimos meses, uma equipa liderada por Cláudia Emanuel, doutoranda em Estudos do Património, elaborou uma recolha fotográfica dos imóveis com decoração azulejar, de modo a divulgar ao público o património azulejar do Concelho.

Para além das fachadas foram ainda inventariados os fontanários, alminhas, cartelas, registos de santos, entre outros. São estas fotografias que agora são divulgadas na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, e que podem ser admiradas até 31 de Dezembro.

Fontes: CMAAV  (adaptado) / Facebook




Outros links de interesse

Digitile (Gulbenkian)
Blog "As Fontes da minha vida"

Sem comentários: