domingo, 10 de maio de 2020

Livro a publicar sobre a Família Alegria [de Oliveira de Azeméis], de autoria da Dra. Iza Barbosa, quer perpetuar a sua história e importância

 

A família Alegria tem mais de 450 anos, sendo oriunda da freguesia de Valmaior, sendo descendentes de José Ferreira Alegria nascido em Albergaria a Velha em 2.4.1806 e de sua mulher Maria de Oliveira Dias, natural de Ovar.

Nessa altura e dada a importância de Oliveira de Azeméis como ponto de passagem das carruagens que faziam ligação entre Porto e Lisboa, o trisavô e família instalaram-se em Oliveira de Azeméis, dedicando-se à arte de ferrador porque era necessário dar apoio e assistências às diligências do serviço de malaposta entre aquelas cidades.

As crises económicas obrigaram a que os cinco varões (eram 12 no total) tivessem emigrado para o Brasil onde fizeram fortuna na indústria de fundição do ferro e cobre, tendo inovado, também, ao nível da maquinaria para a cultura do café e cana-de-açucar.

Como amantes da sua terra natal, três deles (António José, Francisco José e Manuel José) regressaram tendo contribuído para o progresso de Oliveira de Azeméis.

Todos os filhos do pai do trisavô, José Ferreira Alegria, chamavam-se José. Ele era devoto de São José e tudo isso demonstra que a família teve, também, uma componente religiosa.

Em consequência da evolução da sociedade, a família foi-se dividindo estando espalhada pelo mundo

Fontes: Entrevista de Manuel Alegria e foto com +- 100 anos da família de Oliveira de Azeméis em Revista “Azeméis é Vida”; Agradecimento especial à Dra. Iza Barbosa

Sem comentários: