segunda-feira, 20 de julho de 2020

20 anos de Skypho


Os Skypho foram fundados no ano 2000 em Albergaria-a-Velha, apresentando-se como uma banda de Metal tribal que misturava rock, metal, samba, ska ou grunge. Após algumas alterações nos elementos, a formação estabilizou com Carlos Tavares (voz e guitarra), Ricardo Fontoura (bateria), Ricardo Aguiar (baixo), Hugo Sousa (guitarra), José Vidal (guitarra) e Hugo Oliveira (percussões).

O início do grupo passou pela presença em concursos de bandas, sendo de destacar os concursos ganhos em Aveiro (C.O.M.A), Manteigas (Radicool) e Rio Meão (Different Caffé).


O primeiro momento marcante da sua carreira discográfica aconteceu em 2004 quando foi gravado o demo CD "Hídden Faces".  O passo seguinte, após a gravação de três demos, passou pela gravação profissional em 2007 do EP "Nowhere Neverland" nos LM Estúdios no Porto, com a colaboração de Ivo Magalhães, que foi bem recebido pela crítica. Para ajudar à divulgação deste trabalho a banda optou por filmar um videoclip para o tema "My Insomnia", com o albergariense Nuno Marques (Videojunk).

Seguidamente gravaram em 2011 o álbum "Same Old Sin", novamente com a produção de Ivo Magalhães, que também foi muito bem recebido pela crítica. O disco deu origem a dois videoclips para os temas "Nowhere Neverland" e "Your Love, my cage, my prison, my rage".


Em 2017 lançam o álbum "Karma-Sutra" que teve na música "Contra Relógio" o seu single de avanço.

As letras inicialmente eram só em inglês, mas com o passar dos anos sentiram a necessidade de escrever algo na nossa língua materna e fundir com o inglês.

Do grunge do início de carreira já pouco se ouve, sendo que hoje o som dos Skypho é o resultado da fusão de vários estilos musicais, com uma maior incidência no metal e no rock, mas ska e world music também muito presentes.

Fontes/Mais informações: Sinfonias  Popular FM / Blog Marsupial (entrevista 2020) / Facebook / Youtube 

Sem comentários: