sábado, 20 de março de 2021

Escola Primária de Paus

 

Escola urbana do após-guerra de duas salas de aula, do Tipo XXV - nº 46 *1, seguindo o modelo de uma sala de aula do projecto do arquitecto Eugénio Correia.

A escola Tipo XXV-nº46 foi projectada pelo arquitecto Eugénio Correia, provavelmente em Abril de 1926 sendo considerado o traçado mais modesto da Repartição das Construções Escolares e o mais repetido em Portugal até finais dos anos 30.

Provável construção: anos 20/30 do século XX 

Projecto de ampliação do edifício de uma sala para duas salas-gémeo - 1960 / 1964 

Inscrições: na fachada principal, no sub alpendre, entre os vãos de acesso aos vestíbulos placa de mármore com inscrição "A Senhora D. Ofélia Matoso Ribeiro, / 1ª Professora desta Escola, / Onde, com Elevada Distinção e / Amor, Exerceu durante 35 Anos, / a bela e nobre Arte de Ensinar. / Homenagem Justíssima  dos seus Alunos. / 23-9-79" e no pano de muro da direita placas de mármore com as seguintes inscrições: "C.M.A. A V. / ESCOLA PRIMÁRIA / PLANO DOS CENTENÁRIOS" e "M.O.P / D.G.E.M.N. / 1962".


Conhecida por Escola dos Gramoais, foi financiada inicialmente (construção de uma única sala) pelos sogros da Professora Ofélia, que era natural do Porto mas residia em Albergaria-a-Velha (sobrinha das proprietárias da Loja Nova, na Rua de Santo António) e, posteriormente, casou em Paus com José Correia Martins (que foi, durante muitos anos, Vereador da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha).

Fontes: Sipa / monumentos.gov.pt  / Grupo do Facebook "Alquerubim"

1 comentário:

Anónimo disse...

A Prof. D. Ofélia Matoso Ribeiro nasceu no na freguesia da Sé, Porto, Porto, Portugal, ni dia 19 de dezembro de 1907. Para V. confirmação deixo aqui o código de referênciada Torre do Tombo:PT-ADPRT-PRQ-PPRT14-001-0097_m0040.tif.

Rui Moedas