sábado, 20 de fevereiro de 2021

José António da Piedade Laranjeira


José António da Piedade Laranjeira nasceu em São Pedro de Sintra, em 1929. Em 1957, quando ainda era estudante de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico de Lisboa, chegou às Fábricas Alba como estagiário.

Tinha família em Albergaria-a-Velha e parecia-lhe que aquela empresa poderia ser o local indicado para testar a teoria que ia absorvendo na universidade. Voltaria à Alba depois do curso concluído e seria, durante 12 anos, o responsável pela fundição da empresa. Ao todo foram mais de 20 anos ao serviço da Alba pois ingressou na empresa em 1957 (início como estagiário) e cessou funções em 1978.


Em Frossos, terra da sua família paterna, casou-se com a professora Rosa Soares de Pinho onde viveu, antes de se radicar em definitivo em Albergaria-a-Velha, e onde nasceram os seus filhos. 

Foi comandante dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha entre 1969 e 1974. Em 1983 substituiu o padre Vitor Melícias como Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros, cargo que ocupou durante nove anos. 

Recebeu o "Crachá de Ouro" da Liga dos Bombeiros Portugueses e foi condecorado com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República Mário Soares. 

Também foi presidente da Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha e Vereador. Em Fevereiro de 2004 foi nomeado adjunto do Governador Civil de Aveiro.

Em 2020 seria homenageado pelo Rotary Club de Albergaria-a-Velha, mas a cerimónia teve, por enquanto, que ser adiada.  

 

1 comentário:

glb disse...

https://novos-arruamentos.blogspot.com/2016/01/medalhas.html?m=0