terça-feira, 20 de abril de 2021

Rancho Folclórico "Os Malmequeres de Campinho" fundado em 03-05-1959


No princípio do mês de novembro de 1958 um grupo de rapazes lançaram a ideia de formar um rancho folclórico que honrasse as velhas tradições do seu bairro de Campinho. Rapidamente se juntou um grupo suficientemente grande e o grupo foi fundado em homenagem ao desaparecido Grupo Artístico "Os Malmequeres", que teve longa duração e que ainda perdura tenuamente na Memória de algumas pessoas de Albergaria-a-Velha. 

Logo em uníssono baptizaram o novo agrupamento com o nome de Rancho Folclórico "Os Malmequeres de Campinho". Seguiu-se uma fase de escolha das raparigas e rapazes para haver uma harmonização no conjunto, depois a compra das vestes garridas para todos os componentes adaptadas aos costumes desta região e logo teve aclamação de todo o povo.

Verificada a segurança artística do rancho, depois do trabalho efectuado pelo ensaiador Fernando Brás, fez a apresentação oficial no Cineteatro Alba no dia 3 de maio de 1959, tendo os seus cantares e o ritmo das suas danças agradado plenamente ao público que enchia por completo aquele teatro.
 
Nessa época executaram os seguintes números: 'Marcha de Campinho', 'Marcha das Rosas', 'Corridinho nº 1', 'Rebelinha de Godim', 'Canção das Flores', 'Quero dançar' - vira, 'Desgarrada', 'Corridinho nº 2', 'Ribaldeira', 'Vira da Zefa', 'Canção - Barcarola', "Meu Algarve' - Corridinho e 'Marcha da Despedida'.


Para assinalar a fundação deste rancho foi editado em junho de 1959 o jornal 'Campinho' número único cujo preço 'era o que quiser' pois servia para angariar dinheiro para apoiar este rancho.

Nele agradecem especialmente a 3 grandes beneméritos: Abel Martins, Angelino Pires da Conceição e João Pires Álvares Mourão".
 
Fontes: "Correio de Albergaria" (Texto adaptado em grupo "Famílias de Albergaria") / Fotos partilhadas nos grupos "Famílias de Albergaria" e "Café Girassol - Lembranças de outras vidas" (por Nuno Jesus e João Renta),  "Vouguinha - amigos e saudosistas" (Espólio de Antero Martins da Silva) e foto do fotografo João Resende de Oliveira, de Serém, partilhada por Rogério Policarpo

Sem comentários: