quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Manuel Augusto Fernandes da Silva, Juíz


Manuel Augusto Fernandes da Silva, Juíz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, homenageado pela Câmara Municipal em fevereiro de 2023 com a Medalha de Ouro. 

Nasceu em Caracas, Venezuela, em 1951, tendo retornado ainda criança a Valmaior, terra dos seus pais, César Rodrigues da Silva e Rosalina Fernandes Paulino. Estudou na Escola Primária de Santo António, em Valmaior, no Colégio de Albergaria e na Faculdade de Direito de Coimbra, onde se licenciou em 1974. 

Em 1975 foi nomeado Notário e Conservador do Registo Civil na Ilha da Madeira, tendo pouco depois optado pela Magistratura, inicialmente como Delegado do Ministério Público (Funchal, Tábuas, Boticas, Viseu, Lisboa, Oliveira de Azeméis, ...) e a partir do início dos nos 80 como Juiz de Direito em Lamego, Caldas da Rainha, Portimão, Covilhã, Viseu, exercendo nesta cidade de 1982 a 1995, ano em que foi promovido à 2ª instância Desembargador em 1ª nomeação no Tribunal da Relação do Porto, tendo pouco depois sido transferido para o Tribunal da Relação de Coimbra, onde exerceu cerca de 10 anos. 

Empossado em dezembro de 2010 como Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça. Desligado do serviço para efeitos de aposentação/jubilação em 29 de dezembro de 2015.

Fonte: adaptado de "Valmaior ao longo dos séculos" de Delfim Bismarck Ferreira publicado em 2005 + Diário da República

Sem comentários: