domingo, 10 de setembro de 2023

Feiras do Concelho de Albergaria-a-Velha


A feira era o escaparate de mercadorias, de animais e de pessoas. Ponto de encontro de negociantes, de amigos, de parentes, de gente. 

No Século XIX o concorrido mercado municipal realizava-se aos domingos no largo hoje denominado D. Teresa [junto à atual Biblioteca] [que seria conhecida por Praça Velha]. A partir de 1874 o mercado foi transferido para a Praça Nova, em frente aos Paços do Concelho [atual Câmara Municipal], sendo realizado uma vez por semana [aos domingos]. 

A partir de dezembro de 1910 passou a realizar-se duas vezes por semana, aos domingos e quartas-feiras. O concelho de Albergaria-a-Velha tinha como principais produtos agrícolas: trigo, milho, feijão, batata, vinho, arroz e madeira de pinho. Eram realizadas feiras mensais em Albergaria-a-Velha (Feira dos 19 (***), Angeja (Feira dos 26) (****) e Branca (atualmente é realizada apenas no dia 22 de janeiro de cada ano a Feira anual da Espinheira). Existiam (e existem) Feiras semanais em várias sedes de freguesia. 

Na 2ª metade do Século XX foi construído um novo mercado (*) onde hoje se situa a atual "Praça" (**) entre a Av. Bernardino Máximo de Albuquerque e a atual rua José Nunes Alves, que foi inaugurado na década de 70 e remodelado em 2018. 

(*) O Mercado Municipal foi projetado, em 1958 (1968?), pelo Arquiteto Jorge Gigante tendo entrado em funcionamento apenas na década de 70. 

(**) "Face à sua degradação tornou-se imperativo proceder à sua requalificação por forma a conceder-lhe novas funcionalidades. O projeto de requalificação, do Arquiteto Luís Tavares Pereira do Gabinete Ainda Arquitectura, culminou com a inauguração em 2018. Visou a valorização do edifício original do mercado e a qualificação do espaço envolvente, reinterpretando a tipologia de mercado e criando um grande centro criativo de mostra e divulgação de produtos, atividades e ideias".

(***) No Largo da Feira (atual Rua Américo Martins Pereira - próximo do atual Cartório Notarial) era realizado no dia 19 de cada mês, sendo principalmente conhecido pela venda de gado suíno (porcino). 

(****) Realizava-se no Largo Marquês de Angeja (conhecido por Largo da Feira), onde existe um crucifixo e um chafariz com bebedoiro para animais. Feira aberta, mas paga Imposto de terreiro. Transaciona-se gado vacum e porcino, e algumas vezes lanígero. A sua origem perde-se no tempo mas já eram referidas nas Memórias Paroquiais de 1758. 

Fontes: "Albergaria-a-Velha 1910 ..." de Delfim Bismarck Ferreira e Rafael Marques Vigário / Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha / Bartolomeu Conde

Sem comentários: