sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Parque de Recreio e Desporto ALBA

Os dirigentes do "Sporting Club Albergaria" efectuaram em 1934 um contrato de arrendamento da "Quinta das Laranjeiras", tendo inaugurado o seu campo de futebol a 10 de Junho desse ano. Após a dissolução do clube, a família Martins Pereira decidiu apoiar o futebol, tendo conseguido o arrendamento do campo que veio a ser utilizado, a partir de Outubro de 1941, pelo "Alba Sport Clube".

As obras foram realizadas durante o primeiro semestre de 1941 e, além do campo de futebol, incluía espaços destinados ao basquetebol, tenis, malha e ringue de patinagem.

O mérito não era apenas da família Martins Pereira. Todos os dias, depois das 17 horas, destacamentos de operários das Fábricas Alba iam gratuitamente contribuir para que as obras fossem realizadas com rapidez e perfeição, tendo o parque sido inaugurado em 16 e 17 de Agosto de 1941.

O parque foi demolido já na década de '90, tendo aí sido construída a "Urbanização das Laranjeiras".

Fontes: artigo de Dr. António Alburquerque Pinho; S.C.Alba (fotos)

2 comentários:

Anónimo disse...

encontrei isto por acaso:

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=871242&div_id=1461

perguntas a Makukula no site mais futebol:

JOÃO PINHO: Miúdo, joguei muitas vezes contigo, lembro-me como se fosse hoje, descalços no asfalto em Albergaria-a-Velha. Na altura ninguém esperava que chegasses a este nível. Aproveito para te perguntar: agora que estás nas bocas do mundo, ainda te consegues lembrar desses tempos de jovem bem passados?

MAKUKULA: Eu era júnior em Guimarães e os meus pais viviam em Albergaria-a-Velha. Ia muitas vezes lá, para ver os meus pais. Tinha muitos amigos, lembro-me perfeitamente de jogar com eles descalço e aproveito para enviar um abraço ao João Pinho.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.