sexta-feira, 7 de março de 2008

A fábrica de papel de Valmaior


Esta foi a segunda empresa industrial a surgir e às suas instalações é que se pode verdadeiramente dar o nome de primeira fábrica do concelho.

Tendo-se apercebido de que a produção de papel não supria as necessidades do consumo no país, nem em quantidade, nem em qualidades, os dois irmãos [José Luiz e Manuel Luiz Ferreira Tavares] decidiram lançar-se na construção de uma fábrica bem localizada, bem concebida e tecnicamente avançada. Para o efeito, em 1871, constituíram uma sociedade com o Eng. Thelier, jovem técnico francês, nascido numa família de técnicos da indústria de papel de Angoulême.

(...) Instalou-se a mais moderna maquinaria, igual à melhor da Europa. Começou-se a fabricação do papel com caruma e serradura de pinheiro como matéria prima, abundante na zona.

A laboração começou em 1872 e, dois anos depois, empregava cerca de 120 trabalhadores de ambos os sexos, alguns dos quais especializados e com boas remunerações. (...)

A morte de José Luiz Ferreira Tavares, em 1877, levou a que a fábrica fosse vendida à firma Henry Burnay & Cª, a qual, em 1889, a passou à Companhia de Papel do Prado.

Num relatório da Câmara, de 1889, se dizia que “a fábrica de Vale Maior fornece o papel de impressão para a maior parte das publicações periódicas, e nomeadamente o ‘Século’ e outros jornais.
....
(...) Em 1872, os albergarienses irmãos Ferreira Tavares erguem a Fábrica de Papel de Vale Maior, então a melhor do País e nova abertura aparece para a mão-de-obra local.

Fonte: António Homem de Albuquerque Pinho, “Albergaria-a-Velha – Oito Séculos do Passado ao Futuro”

Postais

2 comentários:

Anónimo disse...

Há no livro sobre Valmaior uma capítulo com toda a história desta fábrica, com muitas fotografias.
Porque não retiram de lá as informações?

Blogger disse...

Site com várias fotografias da fábrica de Papel de valmaior


http://lugaresabandonados.co.cc