sexta-feira, 16 de maio de 2008

Casa de Fontes (Turismo de Habitação)

Localizada em Alquerubim, esta casa é pertença da mesma família há várias gerações. Uma família da pequena aristocracia rural cujos filhos, a partir do século XIX, aderem às ideias liberais e enveredam pela medicina e pelo direito. O corpo principal da casa, com perfil arquitectónico tal como o conhecemos hoje, foi reconstruído ao gosto da época em 1873

No virar do século, três irmãos – dois médicos e um juiz – iniciaram carreira em África, nomeadamente em São Tomé e Príncipe, origem das madeiras aplicadas na decoração feita nos anos 20 e 30 na actual sala de estar, então sala de jantar.

Fonte: internet




Esta casa, situada no lugar de Fontes, foi mandada construir nos finais do Séc.XIX por Dr. João Eduardo Nogueira e Melo. Passou depois para a posse da sua irmã D. Ana Nogueira, casada com o médico Dr. José Pereira de Lemos.

O Dr. Arnaldo Nogueira de Lemos foi um dos mais ilustres moradores desta casa. A casa ainda se mantém na familia Nogueira e Lemos.

1 comentário:

Blogger disse...

Boletim da Sociedade de geographia de Lisboa de 1912

"A propriedade do Ex.-"" Sr. Dr. Alberto Nogueira de Lemos, que occupa as duas margens do rio Cubai e se estende até á foz do rio, denomina-se «Fazenda Alquerubim» e tem uma área de cerca de duzentos hectares."