sexta-feira, 16 de maio de 2008

Casa de Fontes


Casa apalaçada localizada no lugar de Fontes, Alquerubim, que foi mandada construir, no ano de 1873, pelo Dr. João Eduardo Nogueira e Melo.

Passou depois para a posse da sua irmã D. Ana Nogueira, casada com o médico Dr. José Pereira de Lemos, médico (a quem foi atribuído o nome do largo da igreja matriz) de quem tem 4 filhos (Eduardo, Arnaldo, Alberto e José).

A casa acaba por ser herdada pelo filho Arnaldo Nogueira de Lemos, médico, que casa com Matilde Seixas de quem tem 7 filhos.


Arnaldo (e mulher) vive em São Tomé e Príncipe como médico de uma das grandes roças – Rio do Ouro - no decurso da década de 20 do século XX.

A sua passagem por África fica marcada na casa, com a aplicação de madeiras de lá trazidas em chão e paredes da actual sala de estar, reformulada ao gosto da década de 20 do séc XX, tal como a actual sala de bilhar.

Rui Lemos, o último dos filhos do casal a habitar a casa, médico de profissão, foi acusado de ter prestado assistência (médica) ao “inimigo” (na Guiné), na década de 60, tendo sido preso pela policia politica em Caxias.


Adriano Correia de Oliveira, músico e poeta português, ali viveu durante algum tempo após o seu casamento com uma das netas de Arnaldo e Matilde, no final da década de 60 do século, passado .

Na década de 80 é herdada por uma das filhas do casal, Isabel, que acaba por vendê-la a uma sociedade comercial de âmbito familiar, de que é sócia principal Maria Celina Nogueira de Lemos Godinho (sobrinha neta de Arnaldo Nogueira de Lemos – neta do irmão Alberto -, e bisneta de Ana Amélia Nogueira e Melo).

Em 1997 arranca obra de conversão em unidade de Turismo Rural, com profunda intervenção na zona de edificado agrícola, embora respeitando as volumetrias já existentes, criando-se zona de alojamento, áreas de serviço de apoio, e concretização da ligação entre os edifícios. Todo o edifício é voltado aos jardins, desfrutando-se, do 1.º andar, de uma excelente vista sobre os campos de aluvião das margens do rio Vouga.

Mais fotos (1)

Fontes: Aveiro in vogue / privetur

2 comentários:

Blogger disse...

Boletim da Sociedade de geographia de Lisboa de 1912

"A propriedade do Ex.-"" Sr. Dr. Alberto Nogueira de Lemos, que occupa as duas margens do rio Cubai e se estende até á foz do rio, denomina-se «Fazenda Alquerubim» e tem uma área de cerca de duzentos hectares."

Blogger disse...

https://aveiroinvogue.blogspot.com/2016_05_01_archive.html?m=1